Nos últimos posts que tenho escrito sobre o que fazer após o cheque de PCA, mostro as várias alternativas que o mercado abre aos futuros pilotos. Porém, com um mercado cada vez mais competitivo, as escolas oferecem cada vez mais produtos. Dentre as várias opções, hoje temos desde cursos fundamentais como ICAO, MLTE e Jet Training, até outros tipos de curso.
Depois do cheque de PCA, um piloto que deseja estar pronto para o mercado de trabalho – seja ele na aviação executiva ou comercial – deve ter no mínimo a carteira de MLTE e o ICAO nível 4. Caso contrário, não há chance de ingresso no mercado de trabalho da aviação. Porém, não se esqueçam de que o ICAO, caso seja o 4, terá validade de três anos. Já o ICAO nível 5 terá validade de cinco anos – ou seja, é preciso estudar sempre.
Quanto ao MLTE, para muitos é uma carteira indispensável, e sobre esse tema escrevi neste post.
Falando agora sobre a aviação comercial, para algumas empresas, o Jet Training é mais importante do que o MLTE. Portanto, recomendo primeiro investir nesse pacote: ICAO+MLTE+JET, para então depois investir nos outros cursos. Sobre o Jet Training, sugiro a leitura deste artigo.
Já aos pilotos mais apressadinhos, recomendo ir com calma nos cursos. E se quiser fazer algum curso durante o PCA, recomendo que este seja o ICAO. Os demais, só no final do PCA-prático e do MLTE. Conheço muitos alunos que estão com tanta pressa que decidem fazer o Jet Training durante o PCA. Dessa forma, o curso acaba cumprindo apenas o requisito mínimo, sendo que o aluno não absorveu nada.
Falando um pouco sobre os demais cursos – como Pilot Coaching, Performance de Aviões a Jato e familiarização do G1000 – conheço-os todos e posso dizer que o Pilot Coaching e o Performance de Aviões são fundamentais para preparar um piloto que busca uma oportunidade nesse mercado de trabalho competitivo. O objetivo do Pilot Coaching é preparar o aluno para as entrevistas e dinâmicas nos processos seletivos. Nestes processos, em todas as companhias aéreas, existe uma prova de Performance de Aeronaves a Jato, e fazer o curso vai preparar o aluno para esse momento. Vejo que o foco do curso é muito mais para a preparação para a prova teórica das seleções do que para a prova de PLA-Teórico da ANAC, lembrando que a aprovação no PLA-teórico da ANAC é um requisito mínimo para qualquer entrevista de emprego de piloto de avião.
A familiarização com o G1000 vai fornecer ao aluno o conhecimento desse sistema. Ao investir neste curso, sugiro que o aluno também invista em um simulador de voo caseiro, e utilize para seus estudos uma aeronave virtual payware com o sistema G-1000, como o C-182 G1000 da Carenado, por exemplo. Assim, você terá um simulador G1000 em casa, com todas as funções em operação como se você estivesse em um avião G1000 de verdade. Por se tratar de simulador de voo, o curso só vai valer a pena se o aluno depois continuar treinando em casa. Caso contrário, vai esquecer todo o conteúdo que aprendeu. Lembre-se disso!
Nos processos seletivos das companhias aéreas, as empresas costumam notificar o piloto no mesmo dia em que começa o processo seletivo, ou um dia antes. Sendo assim, não é possível estudar na véspera. Tem que estudar e se preparar dia-a-dia, já que hoje temos muitos pilotos extremamente preparados para poucas vagas. Portanto, se você quer entrar nesse mercado muito competitivo, tem que se preparar todos os dias na parte técnica e na parte psicológica. A preparação para a entrevista e dinâmica é muito importante, porque esse será um momento em que a emoção vai estar à flor da pele, mas deverá ser controlada. Devido a isso, invista no Pilot Coaching. Assim, tenho certeza de que você vai ter êxito no processo seletivo.
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