Dúvida – É preciso fazer dois cursos de Jet Training para participar das seleções nas empresas aéreas?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Oscar Lima Alfa, Senhores!

Inicialmente, gostaria de parabenizá-los pelo site. Não há dúvidas de que o Canal Piloto e todos os seus colaboradores/parceiros contribuem muito para a formação de novos aeronautas como eu.

Pois bem. Sabe-se que para conseguir um emprego em uma companhia aérea, é necessário (ou bastante recomendável) fazer um Jet Training. A EJ, por exemplo, oferece esta modalidade de curso para os equipamentos B737NG e A320.

É aconselhável fazer os dois cursos (B737NG e A320)? Ou, apesar das diferenças e particularidades de cada aeronave, um curso apenas é suficiente para satisfazer este requisito?

Desde já, agradeço a atenção.

Abraços.

Fellipe Hermano.

Nossa resposta

Felipe,

Já fiz o curso de Jet Training do 737NG, e sempre acompanho as sessões do A320. O curso de Jet Training tem como objeto a adaptação do aluno em trabalhar com o automatismo de aviões a jato, como o A320 e o B737. Isso envolve, por exemplo, as funções de LEVEL CHANGE e noções de programação do FMS ou FMGS, que basicamente não mudam muito de um jato de grande porte para outro. Os nomes podem mudar, mas as funções são muito parecidas.

Sendo assim, não acho necessário fazer o Jet Training do A320 e do B737. O que eu recomendo é que você faça o Jet Training de um dos equipamentos, e para que tenha um melhor aproveitamento, assista ao maior número possível de sessões. E para um aperfeiçoamento ainda maior, utilize o Flight Simulator em sua casa. Essa é a minha opinião.

Para participar das seleções das empresas aéreas, é necessário fazer o Jet Training, não necessariamente no equipamento que a empresa voa. Como citei acima, as empresas pedem esse curso para que o candidato já tenha noções do automatismo do jato.

Para maiores informações, sugiro que você ouça o CP Cast 48 – Jet Training.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes

Luiz Cláudio Ribeirinho

Piloto Privado Teórico, host e editor do CP Cast, revisor, e vocalista da banda Rock Wheels.
Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes

Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)