A história da Saudi Arabian Airlines teve início no ano de 1945, quando o então presidente americano, Franklin Roosevelt, presenteou o Rei Abdul Aziz Ibn Saud com uma aeronave Douglas DC-3. O presente serviu para que o Monarca desse início ao desenvolvimento da aviação civil na Arábia Saudita. O aeroporto internacional de Jidá, capital comercial do reino Saudita, foi escolhido como base de operações, e num sinal das boas relações diplomáticas entre Arábia Saudita e Estados Unidos, a TWA assumiu o gerenciamento da recém-criada companhia aérea.
Os primeiros voos da Saudi Arabian Airlines interligavam Jidá com a cidade de Lida, em Israel. A cidade de Jidá é considerada um patrimônio mundial pela UNESCO, dentre outros motivos, por ser a porta de entrada de inúmeros peregrinos muçulmanos que por ela passam, em rumo à cidade sagrada de Meca. Por essa razão, grande parte da demanda de voos da Saudi Arabian Airlines visa atender às peregrinações. Trata-se de uma missão tão importante para a companhia, que algumas de suas aeronaves possuem até locais reservados para orações. Seu serviço de bordo, inclusive, exclui alimentos à base de carne de porco e bebidas alcoólicas, em respeito às tradições islâmicas.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Yqsq37BNl1A]
Durante a década de 1950, o crescimento de sua malha aérea incluiu destinos como Istambul, na Turquia, Karachi, no Paquistão, e Amã, na Jordânia. Aeronaves Douglas DC-4 e Convair 340 passaram a integrar a frota, que ao longo dos anos seguintes, teria exemplares do McDonnell Douglas MD-11, Lockheed L1011 Tristar e Boeing 727, entre outros inúmeros modelos.
Apesar da tradição histórica da Saudi Arabian como uma companhia estatal, no ano de 2000 o Príncipe Abdulaziz Al Saud iniciou estudos para a privatização da empresa. Na condição de Ministro da Aviação e Defesa, Al Saud separou em diferentes unidades comerciais os serviços de catering, apoio de solo e manutenção. Estas ações contribuíram para que a empresa apresentasse lucros operacionais no ano de 2002, os quais dobraram no ano seguinte.
Atualmente a Saudi Arabian Airlines atende a 126 destinos no Oriente Médio, África, Ásia, Europa e América do Norte, com uma frota mista de aeronaves Boeing, Airbus e Embraer. Suas épocas de maior demanda de voos coincidem com os períodos do Ramadã e do Hajj, épocas sagradas para os muçulmanos, a exemplo de sua histórica missão. Desde 29 de Maio de 2012, a Saudi Arabian Airlines utiliza o nome abreviado “Saudia”, em comemoração ao seu ingresso na aliança aérea SkyTeam. O nome já havia sido utilizado entre os anos de 1972 e 1996.
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017