Os sistemas modernos de defesa contra os mísseis AA precisam ser cada vez mais eficazes. O mais visto em demonstrações militares ou em shows aéreos é a utilização de Flares ou Chaffs.
Os Flares são eficazes contra mísseis com sistemas de guiagem infravermelha. Um exemplo disso são os mísseis terra-ar (antiaéreos) ou ar-ar, que são mísseis de ataque rápido. Esses Flares são encontrados tanto em aviões quanto em helicópteros, e são compostos geralmente por elementos pirotécnicos, como por exemplo o magnésio, ou por algum metal explosivo que atinja altas temperaturas e que seja de fácil queima.
Essas temperaturas precisam ser equivalentes à temperatura emitida pelo exaustor do motor de um caça, fazendo com que o míssil infravermelho busque a assinatura de calor do flare, e não do motor da aeronave.
Devido à sua baixa velocidade, alguns helicópteros, além de soltarem os Flares, precisam ainda reduzir a potência para que a emissão de calor gerada pelo motor seja cortada, e assim o míssil acabe mudando a trajetória até atingir o Flare.
Os sistemas lançadores desses Flares possuem diversos tamanhos, e geralmente ficam localizados no lado externo da porta do trem de pouso.
Uma curiosidade: Os Flares também são comuns em blindados de combate. Sua principal função é gerar uma cortina de fumaça. Também utilizam-se sistemas de refletores infravermelhos, para a desorientação de armas antitanque e defesa terrestre.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015