Todos têm um motivo que os levaram a se apaixonar pela aviação. O meu, por incrível que pareça, foi um click no lugar errado.
Em meados de 2005 ganhei meu primeiro computador, mas devido à Internet de 56k da época, eu o utilizava apenas para pesquisas escolares. Um dia, fui buscar jogos para poder me divertir com ele. Depois de me decepcionar com dois deles – um de corrida e outro de paintball – fui novamente até o Hipermercado Extra de Santos, para ver as novidades em títulos.
No topo da prateleira, um produto me chama a atenção: “Microsoft Flight Simulator 2004: A Century of Flight”. Apesar de eu ter estado prestes a começar na aviação por este famoso simulador, que era lançamento na época, seu preço de R$ 199,99 fugia totalmente de meu orçamento. Com isso fui baixando minha visão nas prateleiras, vendos outros jogos que também iam diminuindo de preço. Na última fileira, um outro me chama a atenção pela sua capa e preço em promoção: “B-17 Flying Fortress: The Mighty 8th.”
Após ter ficado empolgado lendo sua contracapa com descrições e screenshots, comprei-o e segui para casa ansioso em instalar um jogo de combate aéreo da II Guerra, com foco no famoso bombardeiro B-17, mas que também possibilitava voar os mais famosos caças da USAAF e Luftwaffe.
Durante a instalação, no entanto, deparei-me com uma grande barreira. O jogo era totalmente em inglês, e eu tinha conhecimento zero no idioma – inclusive acreditando na época que “Sorry” significava “Sorriso”. Diferente dos dois outros jogos, sua instalação possuía muito mais etapas e opções, então apenas clicar em “Next” não resolvia. Depois de passar tempos tentando, resolvi desistir e o devolver assim que possível.
Entretanto, lembrei-me de que inseri meus dados em um formulário durante a instalação, na tentativa de ter sucesso nesta, e que agora isso estava gravado no CD. Com o receio disso parar em mãos erradas, decidi colocá-lo mais uma vez no leitor para apagar as informações.
Depois de muita dificuldade para achar o formulário novamente, finalmente apaguei os dados de seus campos e fui clicar no botão “fechar” do instalador, para assim me despedir do jogo pela última vez.
Porém, o acaso, sorte, destino, ou alguma força superior me fez clicar no botão errado… E o jogo começou a finalizar a instalação.
Durante a tela de progresso, meu sorriso era uma mistura de várias motivações. Estava feliz por finalmente conseguir instalar um jogo com o qual estava tão empolgado, e ao mesmo tempo fiquei maravilhado com as fotos e ilustrações que eram exibidas na tela nesse momento. Isso veio a se encerrar com chave de ouro quando assisti a introdução do jogo, que utilizando uma música dramática e narração marcante, fez com que tudo isso ficasse marcado em minha memória. Foi um momento épico.
Toda essa surpresa, misturada com alegria e realização, foi o que acendeu minha paixão pela aviação.
Tudo isso por causa de um click no lugar errado… Ou com a visão de hoje, no lugar certo.
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022