Produzir conteúdo para internet na quantidade e frequência que fazemos não é nada fácil. Mas no final das contas, tudo mostra valer a pena.
Próximo das doze badaladas de uma certa noite, estava eu escrevendo justamente mais um capítulo do Minha Proa, e após finalizar, resolvi checar meus e-mails antes de retornar a escrever mais um. Nesse momento eu já sabia que a noite não seria curta, pois novamente teria de virar a noite em claro para entregar todos os conteúdos do Canal Piloto no prazo, processo também repetido por outros membros de nossa equipe.
Como já de costume, começo lendo os e-mails de feedback, sejam de vídeos, podcasts ou artigos. Assim como exploramos em outro capítulo de nossa série, essa é a nossa principal recompensa: o comentário do leitor, o relato de opinião e influência de nosso conteúdo sobre ele. Dentre eles, um especial.
Seu título era “Muito grato!”, por Victor Gonoring, 21, de Cariacica (ES).
“No momento, ainda nem comecei meu teórico de PP, estou me planejando financeiramente para começar a partir de Janeiro do ano que vem. Já comprei meu material para ir me preparando.” – Começo gostando ao ver que ele colocou em prática um dos principais conselhos que divulgamos, o planejamento. Siga já lendo com um sorriso.
“O motivo do envio deste meu primeiro e-mail à vocês, é que acabaram de chegar os produtos que encomendei na Bianch, com agilidade, lógico! Dentre eles meu tão esperado “Comandante… Na Íntegra Da Palavra”, e para minha maior surpresa, ele ainda veio autografado pelo Marcelo. Muito Obrigado mesmo! Agradeça ao Marcelo por mim por favor!” – Solto uma breve risada ao lembrar como tivemos uma mãozinha também nisso. Estávamos com o autor no dia que ele foi para sua tarde de autógrafos na Bianch, e para presentear os que moram longe e não poderiam ir, demos a sugestão dele autografar alguns poucos livros. É ótimo saber da surpresa que isso veio a causar.
“Ouço diariamente e incansavelmente todos os CP Cast, já vi todos os vídeos também, e estou louco para começar os estudos, tanto o teórico como, e principalmente, o prático, para colocar em prática essas maravilhosas dicas que você Sales, Cobel, Ribeirinho, e todos os outros participantes do Canal Piloto nos dão.” – Do mesmo modo que é frustante quando uma pessoa pergunta algo que já foi respondido em nossos conteúdos, é igualmente gratificante saber como esse mesmo conteúdo é fielmente consumido, e influencia uma pessoa que mal conhecemos.
Mesmo após anos nesta rotina, ainda me impressiono como um conteúdo produzido para quem o quiser consumir acaba influenciando diversas pessoas, em inimagináveis distâncias – as quais, um certo dia, resolvem escrever se apresentando e relatam como isso mudou a visão delas sobre a formação na aviação. É só então que vemos como as horas e horas de edição realmente valem a pena.
Ele finaliza: “É humanamente impossível expressar para vocês em apenas um e-mail o quanto gosto do Canal Piloto, e como sou agradecido pelo conteúdo de vocês…” – Acredite Gonoring, foi possível, e você conseguiu.
Abraços,
Sales
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022