Uma luz nos fóruns do Orkut | Minha Proa: 049

posted in: Artigos, Minha Proa | 0

Foi com a mesma boa vontade com a qual fui auxiliado, que procurei ajudar aqueles que encontrei no futuro.

Em meados de 2005, quando comecei a me interessar pela aviação, a realidade da internet em relação às informações que eu procurava não era nada boa. Hoje, qualquer pesquisa no Google – e até no próprio Youtube – traz diversas fontes de informação sobre o tema, e dentre elas, o próprio Canal Piloto. Mas nem sempre foi assim.

Diferente de hoje, eu não tive facilidades, e achar qualquer informação detalhada sobre a aviação era um problema. Eu estava ciente de que seria necessário realizar um exame médico para iniciar as aulas práticas de voo, mas quais exames fariam parte dessa bateria? O que poderia me reprovar? Qual seria o processo para agendá-los? O que aconteceria se eu fosse reprovado? Essas e muitas outras perguntas flutuavam em minha mente.


Após revirar o Google, e recorrer até a páginas em outras línguas, eu segui ao Orkut, a rede social mais ativa dos áureos tempos de 2005. Logo após uma rápida busca, encontrei as comunidades mais ativas sobre aviação, e fui diretamente conferir os assuntos que eram comentados nos fóruns que existiam dentro de cada comunidade.

Tristemente, não havia nenhuma que fosse focada em instrução. A grande maioria era destinada apenas a troca de histórias, informações técnicas, mercado de trabalho, e paixão pela aviação. Assim como aparecia um ou outro aluno de vez em quando, resolvi lançar minhas perguntas no fórum.

Infelizmente as respostas iniciais não foram positivas. Alguns pilotos já formados começaram a reclamar desses “desinformados atrapalhando a interação do grupo”, e pediam ao moderador para filtrar os tópicos sempre que possível. Por um lado compreendia a insatisfação dos usuários, afinal, aquela comunidade não tinha isso como foco. Entretanto, se não havia nenhuma outra destinada a isso, onde eu poderia solicitar ajuda?

Em meio aos usuários que gastaram seu tempo apontando isso como um problema na interação da comunidade, alguns responderam minhas perguntas. Dentre eles, um se mostrou ainda mais prestativo, e foi assim que eu conheci um jovem chamado Henrique Chelotti.

Na ocasião ele havia passado na prova da ANAC de Piloto Privado estudando de modo autodidata, e havia sido aprovado recentemente no exame médico sobre o qual eu estava com dúvidas, seguindo agora para suas aulas práticas. Além de responder às minhas perguntas, ele também se mostrou disponível para quaisquer outras que viessem a surgir, através de troca de mensagens pessoais entre nossos perfis.

Durante meses eu segui enviando minhas dúvidas para ele, por vezes diariamente. Incrivelmente ele respondia a todas elas, e mesmo eu tendo a sensação de que poderia estar incomodando-o, ele deixava claro que sempre estaria disponível para novas explicações.

O Chelotti foi a primeira pessoa que se propôs a me explicar os detalhes da formação, e tal boa vontade foi tão surpreendente perante um mar de pilotos sem a mesma iniciativa, que isso sem dúvidas acabou sendo uma das minhas influências para criar o Canal Piloto anos depois.

Como diria o Profeta: Gentileza gera gentileza.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)