Tudo na vida tem seus dois lados da história, dependendo apenas de seu ponto de vista. Alcançar seus objetivos está longe de ser fácil, e deste modo você tem duas opções: reclamar sobre o quão difícil é esse processo, ou exaltar o quão feliz você está por seguir progredindo em sua rota.
Qualquer um que tenha conta nas redes sociais, sabe que é quase um aspecto cultural o ato de se reclamar em seus status – seja sobre a faculdade, trabalho ou cursos em geral. Tudo o que não é total diversão pode ser um tema em potencial para uma crítica pessoal.
Na aviação isso não é diferente, e podemos observar atos deste gênero principalmente na fase de formação teórica, onde o estudo tem de ser máximo, e o prazer do voo prático é mínimo. Madrugadas em claro estudando, fins de semana dispensados em troca dos livros e cursos intensivos que lhe privam até de sua vida pessoal. Todos esses tópicos obviamente possuem os fatores de cansaço, dedicação e stress, mas como citado, é sempre possível ver as coisas pelo outro lado.
Reforço que reclamar de seus problemas não é algo errado. Todos, inclusive eu, o fizeram, fazem, ou farão. Isso é algo totalmente comum nas redes sociais, e justamente por isso, sempre que alguém resolve tomar uma iniciativa contrária perante esses temas, acaba chamando nossa atenção.
Dentre os amigos que tenho nas redes sociais está um chamado Eliabe Cardoso, que recentemente veio a checar seu PC. Assim como todo piloto em formação, ele seguiu compartilhando com seus amigos e familiares imagens que marcavam suas etapas de aprendizado, desde as aulas teóricas até os voos mais marcantes.
No meio dos meus vários amigos que publicam esses marcos, o que fez o seu perfil se destacar é a imensa alegria que ele demonstra em suas publicações. Não há mau humor, não existem problemas, e todas as dificuldades são por um bem maior. É o que transmitem suas publicações.
“Tenhamos um ótimo dia amanhã!”, “Uma honra ser solado por ti Cmte!!!”, “Obrigado mais uma vez de coração EJ Escola de Aviação.”, são alguns de seus encerramentos mais comuns.
Certo tempo atrás, vi uma foto caricata dessa fase. Eliabe e mais dois amigos em um dos alojamentos da escola, passando a noite de domingo estudando e… Felizes!
“Domingo a noite e a pilotaiada engrenada nos estudos! Haha. Vamos aviação, não pode parar! :) Boa noite aos amigos e parentes! Que seja uma ótima semana para todos nós.” – Foi a legenda da imagem.
É tão gratificante vermos alguém evoluir com tanta alegria fazendo aquilo que gosta, que acabamos admirando cada vez mais aquela pessoa, mesmo que tenhamos um contato diário – o que, como já citado no caso do Enderson Rafael, faz com que seja enriquecedor olhar, respirar, e dizer: “Esse merece! :)”
Portanto, deixo aqui meus parabéns para esse piloto, pois se apenas voando as aeronaves da instrução básica ele já se mostra totalmente feliz e realizado, tento imaginar o ótimo Comandante que ele virá a se tornar em seus futuros empregos da carreira.
A aviação precisa de mais Eliabes.
Abraços
Sales
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022