Yuri | Minha Proa: 041

posted in: Artigos, Minha Proa | 3

Sempre que converso pessoalmente com o Yuri, não tenho como evitar um flashback, me lembrando de como ele influenciou minha história e a do Canal Piloto.

Como citou uma vez o grande pensador Deive Pazos: “Os ídolos da nossa época eram cantores, astros de cinema… Já os ídolos da geração de hoje em dia, é tudo galera de internet”.

Um dos meus ídolos também vem da internet.

Quando decidi me tornar piloto, em meados de 2005, a Internet já era uma realidade acessível em nosso país. Mas ainda assim, era carente de portais especializados como vemos hoje, sendo portanto muito difícil conseguir informações sobre um nicho, como é a aviação.

Como tudo tem que começar pelo princípio, meu primeiro passo foi recorrer ao Google, pesquisando os principais termos e torcendo pelo melhor. Estranhamente, quanto eu mais lia, mais dúvidas eu possuía, pois as informações que eu encontrava nos sites da época eram fragmentadas, não seguiam a timeline da formação, e eram carentes de detalhes. Era como você saber alguns ingredientes de um bolo, mas não fazer ideia do processo para produzi-lo.

Para se ter uma ideia, mesmo após meses de pesquisa, eu acreditava que o processo para se tornar um piloto era começar pela faculdade, fazer algumas aulas de voo, e pronto. Não tinha ideia de valores, prazos, números, e muito menos regulamentos da formação.

Revisitando o Google com novos termos, caí novamente em um site chamado “Piloto Comercial”, o qual já havia visto antes. Mas dessa vez, acabei por descobrir uma sub-página em especial, que na época foi minha principal referência. O administrador do site, Yuri Silva, havia feito uma pequena coletânea de informações na página, listando os cursos, número de horas, aeronaves, certificados, e o mais importante, os valores da formação. Este foi o ponto de partida para eu começar a compreender como poderia tornar meu sonho em um objetivo real.

Anos depois, estando próximo do final da minha formação de Piloto Privado, eu me via do outro lado dessa história, sendo agora aquele que possuía a informação. Também me lembrando como aquela lista no Piloto Comercial havia me ajudado anos antes, criei o Canal Piloto, para desta vez fazer minha parte.

Com a audiência ainda pequena que o Canal Piloto possuía em 2010, resolvi entrar em contato com o Yuri, para contar como ele me inspirou, e quem sabe conseguir alguma parceria – o que por si só eu julgava algo inalcançável, vendo que seu site na época era muito maior que o meu, além do fato dele poder negar qualquer contato por considerar minha iniciativa uma mera concorrência.

Para minha surpresa, ele foi mais do que receptivo, me parabenizando pelo então novo projeto, e passando a inserir os novos episódios do Canal Piloto em sua home pelo próximos tempos.

No início de minha formação, o Yuri me auxiliou indiretamente, e no início do Canal Piloto ele o fez novamente, e diretamente.

Hoje, ser amigo de uma pessoa com essa importância na minha história é simplesmente gratificante.

Abraços,

Sales

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)