Uma vez me fizeram uma pergunta: “Um piloto pode ser demitido por arremeter?”. Certamente, a dúvida veio com base nesta frase: “Perca o emprego em uma arremetida, mas não perca a vida em um pouso”. Pois é, infelizmente, algumas empresas possuem a política de “limitar” a quantidade de arremetidas, na maioria das vezes para a economia de combustível, ou algo parecido. E também há aquela desagradável história de que, em algumas empresas, um piloto que arremete muito é “mal visto” pelos outros, dado como medroso, ou coisa parecida. Já outros, por conta da ansiedade e até aquela forte vontade de pousar logo, acabam ignorando a segurança.
Vamos aprender com uma história real:
No dia 19 de Novembro de 1977, às 21:48, um 727-200 nomeado como “Sacadura Cabral” (matrícula CS-TBR), realizava o voo TP425 proveniente de Bruxelas, com 156 passageiros e 8 tripulantes, tendo como seu destino o Aeroporto de Madeira, um dos aeroportos mais perigosos do mundo, devido à sua posição na ilha. Na época, a pista principal contava apenas com 1600 metros de comprimento.
Naquela noite, as condições meteorológicas não estavam nem um pouco favoráveis, chovendo forte o dia inteiro e com baixa visibilidade. O comandante João Costa, que já havia arremetido duas vezes, dispunha agora de mais uma tentativa, caso contrário, teria que alternar para o Aeroporto de Las Palmas de Gran Canária.
Em sua última tentativa, a aeronave tocou muito além do esperado e, devido à pista molhada, escorregou até cair em cima de uma ponte que passava por baixo da pista. Com o impacto o avião partiu-se em dois, ficando com uma das partes em cima da ponte e a outra parte, que foi consumida pelas chamas, um pouco mais abaixo, na praia.
Este acidente teve 131 vítimas fatais, dos 164 a bordo. No dia seguinte a cauda do avião foi pintada, ocultando assim o logotipo da companhia, para evitar que o acidente desse origem a uma má imagem da empresa.
Após este acidente, o único da história da TAP contendo vítimas fatais, a pista do aeroporto de Madeira foi ampliada para 2781 metros.
Confira a reportagem sobre o acidente:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=DLROUDrMquU]
Arremeter ou pousar: Ainda prefere arriscar?
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015