Nos primeiros dias dos voos aéreos comerciais, os aviões foram limitados a apenas 14.000 pés, a fim de proteger seus passageiros por conta das baixas pressões em grandes altitudes. Mas em 1938, a Boeing mudou a cara da aviação comercial com o Boeing 307 Stratoliner, o primeiro avião comercial a oferecer uma cabine pressurizada.
Antes de ser um avião comercial, o projeto base do Stratoliner deveria ter sido um bombardeiro pesado modelo B-17, no ano de 1935. Na verdade, as asas do Stratoliner, cauda, leme, trem de pouso e uma série de componentes, vieram diretamente da linha de produção do B-17.
O design dos quatro motores do 307 também foi tirado do B-17. Todos esses componentes foram colocados em uma fuselagem circular pressurizada, sendo assim a primeira aeronave desse porte direcionada somente para viagens domésticas.
Com seus potentes motores e cabine fechada, o Stratoliner foi capaz de subir a mais de 20.000 pés, voando acima das tempestades pelo caminho. A bordo, sua capacidade era para 5 tripulantes e 33 passageiros. Sua atmosfera interna era relativamente densa, equivalente a 8.000 pés.
Apenas dez Stratoliners foram construídos antes do início da Segunda Guerra Mundial, sendo que cinco deles foram selecionados para atender aos militares na Guerra. Designados como C-75, eles foram utilizados para transporte de tropas. Atualmente, o único 307 existente está em exposição no Steven F. Udvar-Hazy Center, perto de Washington, DC.
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