O XP-39E foi um projeto que deveria ser introduzido na linha de frente das forças armadas, como um interceptador. Mais tarde, durante seu desenvolvimento, foi decidido que os custos e a complexidade do motor deveriam ser reduzidos. Com isso, o desempenho para altas altitudes sofreu bastante. Como resultado, a Bell propôs uma série de variantes experimentais, a fim de encontrar soluções.
Em comparação com o P-38, o P-39 seria um projeto todo redesenhado, não tendo nenhuma semelhança com o original. Suas asas e fuselagem ficaram muito diferentes. No total, foram três protótipos, sendo que um apresentou problemas no desenvolvimento do motor, passando a ser equipado com a versão mais recente Allison V-1710. Os outros utilizavam um motor Continental I-1430.
Durante os testes dos três protótipos, o P-39 provou ser uma aeronave completamente decepcionante. No entanto, a USAAF mostrou interesse em uma nova aeronave que fosse maior, mas com o mesmo desenho do P-39. Nasceu então uma aeronave com um design semelhante, tendo a designação de XP-63.
No total, foram construídos três protótipos, dois equipados com motores Allison V-1710 e um equipado com motor Pachard V-1650, uma versão modificada do Rolls-Royce Merlin. Os motores foram posteriormente modificados para maior desempenho em grandes altitudes, já que se tratava de uma aeronave maior. O teto de serviço para ele foi de 10.000 pés.
Em setembro de 1942, antes do voo do primeiro protótipo, a USAAF solicitou a produção do P-63A equipado com o mesmo armamento do P-39Q, um único canhão M4 de 37 mm e duas metralhadoras sincronizadas de 12,7 mm. O primeiro protótipo voou então no dia 07 de dezembro de 1942, e foi destruído no dia 28 de janeiro de 1943, quando o trem de pouso travou durante o voo.
O segundo protótipo voou em fevereiro de 1943, acidentando-se e havendo perda completa após falha no motor. Mesmo com as duas perdas, a Bell deu continuidade nas produções, entregando-as em outubro de 1943. Como era inferior ao P-51 Mustang, as produções foram limitadas, não agradando à USAAF. Por outro lado, a União Soviética necessitava muito de aviões de combate, passando a ser a maior operadora desses equipamentos.
No jogo “War Thunder“, podemos encontrar essa bela aeronave disponível para o combate.
Este avião de combate pode atingir 649 km/h, 11.900 m de altitude e está equipado com quatro metralhadoras Browning de 7,62 mm, dando-lhe a capacidade de 900 tiros e um canhão M10 Cannon de 37 mm, com capacidade para 58 tiros. Em uma opinião particular, essa limitação na munição é um grande problema. No entanto, a 37 mm pode lhe ajudar demais, se souber fazer um bom uso dela.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015