Como o VANT pode ser utilizado?

Tudo bem que é um veículo aéreo não tripulado e exerce a função de eximir o piloto do risco do voo, mas onde um VANT pode realmente ser utilizado? Ou como ele é mais útil? Um aeromodelo, normalmente, é mais usado para diversão e entretenimento de pessoas que gostam ou admiram o voo. Em escala, ele consegue reproduzir as mesmas características de uma aeronave real, bem como seu comportamento. Mas um VANT vai bem além disso.

O seu primeiro uso foi com objetivo militar. Na realidade, quase todo grande avanço na aviação teve esse princípio. Ele foi mais utilizado, ainda que de forma improvisada, durante o período bipolar – quando a economia mundial estava fortemente polarizada entre capitalismo e socialismo – muito embora tenha sido idealizado durante a grande guerra, sempre atuando no âmbito da inteligência. Somente depois foi mais utilizado como arma de fato, seguindo o caminho contrário de outras ideias da época.

O primeiro episódio onde consegui encontrar registros do seu uso foi, como citei, durante a Guerra Fria e no auge da espionagem, onde tudo era pensado para se conseguir informações. Essas, por sua vez, valiam mais do que qualquer outra coisa e serviam como principal arma. Estar à frente do inimigo era primordial, e um VANT podia levar qualquer um dos lados a não só estar à frente, mas também acima.

Diversos filmes já foram feitos com histórias de pilotos que sofreram acidentes e ficaram presos em território inimigo. De fato isso acontecia até que constantemente, então como realizar a mesma operação sem expor o piloto e toda a tripulação ao risco? Um veículo aéreo não tripulado passava a ser uma ideia brilhante para isso. E uma vez que alguns foram perdidos, o lado contrário também começou a descobrir e utilizar dessa tecnologia, o que levou ao “boom” armamentista, envolvendo todo e qualquer modelo de arma remotamente controlada. De uma hora pra outra, o VANT começou a ser utilizado pelo mundo todo para diversos objetivos, desde reconhecimento de campo aberto e de trincheiras até a marcação de alvos.

Dessa forma, não demorou muito para que países e militâncias começassem a ver o veiculo aéreo não tripulado como uma verdadeira arma, e tão logo utilizá-lo como uma de fato. Seu maior uso foi durante a Guerra do Golfo. Milhares foram distribuídos às tropas norte americanas, e aí não somente modelos aéreos, mas também terrestres e aquáticos.

Hoje o VANT é utilizado por forças de inteligência, como polícias e forças militares, no patrulhamento de fronteiras e regiões perigosas. A própria polícia do estado do Rio de Janeiro já o utiliza em determinadas operações para estratégia. Ele tem se mostrado uma ferramenta muito eficiente, silenciosa e também uma arma extremamente cruel quando utilizada para fins militares, uma vez que o inimigo não possui a menor chance de defesa.

Eduardo Mateus Nobrega
Redes
Latest posts by Eduardo Mateus Nobrega (see all)