O Curtiss-Wright XP-55 Ascender,com seu desenho um tanto quanto estranho, foi projetado pela Curtiss-Wright após exigências do Exército americano, em 1940. Antes de saber se realmente daria certo em escala real, algo semelhante ao seu design foi colocado em um túnel de vento, mostrando-se bem confiável nos testes.
Na época, várias aeronaves como P-36, P-40, P-51, P-63 possuíam designações fixas, alterando somente alguma sigla com suas variantes. O mesmo pode ser dito para esse modelo feito pela Curtiss-Wright. Sua designação, P-55, foi especialmente reservada para este projeto.
Mesmo com os testes preliminares agradando o Exército, a Força Aérea não apresentou satisfação com os resultados dos testes. Então, a Curtiss se encarregou de construir um modelo em escala real, que passou a ser designado como CW-24B. A aeronave nada mais era do que uma plataforma revestida de tecido, telas soldadas em tubos de aço, asa de madeira e trem de pouso fixo, tudo isso alimentado por um motor Menasco C68-5 de 275 hp.
Em 1942, a USAAF emitiu um contrato de três protótipos sob a designação XP-55, onde atrasos ocorreram por conta da Pratt & Whitney em projetar o motor. Seu armamento deveria ser de dois canhões de 20 mm e mais duas metralhadoras de 12.5 mm. Por conta do atraso, a Curtiss decidiu alterar o motor para um Allison V-1710 de 1.000 hp. Posteriormente, passou a ser alimentado por um motor V-1710-1795 de 1.275 hp.
Durante seus voos reais, ele provou ser uma completa porcaria. O primeiro dos três protótipos encomendado caiu durante um teste de voo, em ângulo crítico. Durante o voo, a aeronave simplesmente virou como se o piloto tivesse cabrado a aeronave, caindo sem controle. Felizmente ninguém se feriu.
O segundo protótipo voou em 1944, e já possuía algumas correções. As características foram melhoradas até para estol, com alterações nas pontas das asas. Essas características foram mantidas até que o terceiro protótipo fosse entregue.
Mesmo com essas correções, o XP-55 não tinha um desempenho que impressionasse. Muitas vezes, era inferior aos aviões mais convencionais que já estavam em serviço. Dentre todos os protótipos, o primeiro caiu durante voos de testes. O segundo se encontra em exposição no Zoo Air em Kalamazoo, Michigan. O terceiro acabou caindo durante um show aéreo em Wright Field, Ohio, em 1945, matando o piloto. Se não tivesse saído somente dos protótipos, esse seria o primeiro avião triciclo da Curtiss.
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