Duvida – Sou Testemunha de Jeová, conseguirei conciliar religião e aviação?

posted in: Duvidas | 0

Então senhores, seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder a de hoje:

Duvida

Olá, meu nome é Leonardo e tenho 17 anos, moro em Ribeirão Preto/SP.

Tenho muito interesse em seguir na carreira de piloto civil, e recentemente estava pesquisando sobre o que pode impedir-me de ser um piloto no exame médico e então encontrei a resposta ao conhecer seu site. Primeiro de tudo gostaria de te parabenizar pelo trabalho que é feito no site, pelos videos postados e pelas perguntas claramente respondidas.

Mas eu tenho uma duvida; queria saber exatamente a regulamentação dos dias e horários que um piloto trabalha. Pode parecer estranho mas o motivo de eu fazer essa pergunta é porque sou Testemunha de Jeová, nós nos reunimos as quintas e domingos ou as terças e sábados para as nossas reuniões religiosas. Eu e principalmente minha família, teme que eu possa abandonar ou deixar de frequentar minha religião caso eu siga esta carreira.

Não há nada neste mundo que eu ame mais que aviação e desejo mais do que tudo na minha vida trabalhar na área, mas a  tradição religiosa na minha família é forte e eu infelizmente terei que abandonar o desejo de seguir a carreira caso não seja possível consolidar as ambas.

Já fiz essa pergunta para profissionais na área, para outros na internet e até no Yahoo, mas nunca consegui uma resposta clara. Eu estaria disposto a trabalhar em qualquer área da aviação (táxi aéreo, transporte de cargas, de passageiros, experimental etc). Estou a alguns semanas de decidir se vou poder seguir na área dos meus sonhos e me matricular na Anhembi, ou estudar um pouco mais e prestar outros vestibulares…

Por favor, peço-lhe de todo coração que me ajude.

Obrigado.

Nossa resposta

Esse é mais um dos casos onde não podemos generalizar quanto a resposta, como “Você poderá voar em qualquer taxi aéreo” ou “Linha aérea não será opção para você”. Vamos explicar:

Toda empresa aérea trabalha com uma escala, algumas mais maleáveis e outras menos. Há aquelas que permitem que o piloto escolha os dias nos quais ele prefere ficar de folga, mas isso será tomado como preferência e não obrigatoriedade, podendo variar com o fluxo de voos e outros detalhes que só reforçam uma das frases mais citadas para esse tipo de pergunta: Varia de empresa para empresa.

Mas antes de se preocupar como você vai viver com isso, você tem de se preocupar como você irá conseguir um emprego com essa limitação, afinal, se o empregador for escolher um piloto, dentre um que tem total disponibilidade, e o outro não, o disponível levará vantagem. Portanto você terá de ser ainda mais bem formado e experiente para fazer com que seu currículo se sobressalte.

Creio que será difícil você conciliar essa sua condição com linhas aéreas e aviação executiva, mas vejo grandes chances na área de instrução de voo e táxi aéreo, vendo que esses dois últimos costumam ter um contato mais próximo com o funcionário.

A conclusão é que esse gênero de resposta cai sempre no mesmo ponto: Há chances? Há! – Há garantias? Não.

Abaixo seguem dois CP Casts onde os entrevistados citam como funciona a escala de voo.

Saiba mais:

O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)