Já falamos sobre Laika, o primeiro cão a ser mandado em órbita. Desta vez, falaremos sobre uma vaca. Só que ela não foi enviada para o espaço, mas sim, para “dar uma volta” de avião.
Nollie Jay ou “Sky Queen”, ou até mesmo Elm Farm Ollie como foi nomeada após seu voo, foi a primeira vaca a voar em um avião.
No dia 18 de Fevereiro de 1930, houve uma Exposição Aérea em St. Louis, Missouri. Nessa viagem, Elm foi colocada em um Ford Tri-Motor e realizou um voo que cobriu 72 milhas.
Ela não foi só a primeira vaca a voar em um avião, mas também foi a primeira vaca a ser ordenhada em voo. Claro que isso não foi só por pura diversão: o objetivo foi permitir que os cientistas pudessem observar os efeitos colaterais em animais ao voar, mais para fins publicitários.
Com esse feito, o jornal local alardeou essa missão como sendo o primeiro caminho para o transporte de gado por via aérea.
Elm era da raça Guernsey. Essa raça exige que sejam feitas três ordenhas por dia, produzindo 24 litros de leite durante o voo em si. O leite de Elm foi selado em caixas de papel, para que fossem lançados de pára-quedas para os espectadores abaixo.
Esse dia ficou conhecido como “O Dia de Elm Farm Ollie”. Por costume local, é celebrado o primeiro voo histórico.
A cidade conta também com um Museu de Mostarda, que presta homenagem às três vacas mais famosas: a Elm Farm Ollie, a O’Leary e a vaca que saltou sobre a Lua. Por costumes locais em Wisconsin, há até um ditado que diz: “A cow who cuts the mustard is a cow who can be trusted” (Uma vaca que corta a mostarda é uma vaca em que se pode confiar).
Saiba mais:
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015