Embraer KC-390: Será que voa este ano? – Parte 3

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Nesta terceira parte, continuaremos a falar sobre as parceiras, e sobre a gama de sistemas para confeccionar uma aeronave funcional, que atenda 100% das exigências. Desde a primeira lista até esta, todas as empresas parceiras foram encarregadas de suas partes no ano de 2011.

Em Junho de 2011, a Messier-Bugatti-Dowty (grupo Safran) foi selecionada para fornecer as rodas, freios de carbono, sistema de controle de frenagem, o sistema de retração, o colector da roda do nariz de direção e o sistema reserva de geração elétrica.

Para o controle de pressão da cabine, a EMBRAER selecionou a Liebherr-Aerospace. Tal seleção aparentemente veio da confiança apresentada em suas aeronaves E-Jets, e nos mais novos modelos da Airbus.

A BAe System foi selecionada para fornecer o hardware e software embutido, projeto de sistema de suporte para integração dos eletrônicos de controle de voo, executar o hardware e design do sistema, e promover a integração do sistema eletrônico de comandos de voo.

O tão esperado sistema fly-by-wire ficou nas mãos da Goodrich Corporation. Ela está encarregada também do controle de voo primário, abrangendo os atuadores eletro-hidráulicos, os atuadores de backup hidrostáticos, eletrônica e controle elétricos. Além disso, está encarregada ainda de projetar os sistemas de dados de ar e detectores de gelo.

Nas mãos da SELEX Galileo Gabbiano Tactical Radars estão os sistemas de modo SAR, tecnologia baseada em radar com processador modular, e também os sistemas para proporcionar as visualizações de alvos sobrepostos em mapas digitais, e classificação de alvos em missões de patrulha marítima em modo emergência. O modelo utilizado para isso será o T-20.

Além dessas, a brasileira Elbit Systems e as empreas Fischer+Entwicklugen, Hispano-Suiza (Safran), LMI Aerospace, Eaton Corporation, Cobham PLC, Hamilton Sundstrand, OGMA, ACSS, Sagem (Safran), L-3 Avionics Systems, Honeywell Aerospace, Northrop Grumman e a Atronics Corporation também foram selecionadas para equipar a aeronave com os sistemas mais avançados do mercado.

Andrews Claudino