Feliz aniversário, Boeing!

posted in: Artigos | 0

Hoje, nosso aniversariante não é uma aeronave, mas sim uma grande empresa. A Boeing completa 98 anos, e nesta matéria especial, acredito que não teríamos como retratar todos esses anos de história, pois eles certamente renderiam um livro. Tentaremos mostrar os pontos que mais chamam a atenção ao longo de sua história.

O início de tudo o que conhecemos sobre a empresa data de 1910, quando William E. Boeing comprou um estaleiro no Rio Dawamish, em Seattle, que mais tarde se tornou sua primeira fábrica de aviões, incorporada em Seattle como “Pacific Aero Products Co.”. Boeing trabalhou inicialmente na indústria madeireira. Lá acumulou fortuna e aprendeu muito sobre estruturas de madeira. Todo esse aprendizado e conhecimento foram colocados à prova em seu projeto posterior, que foi a montagem de aviões. Sua fábrica fica em Seattle por uma principal estratégia na época: aproveitar o fornecimento local de madeira proveniente de um pinheiro local (Picea abies).

Em 1917, o nome da fabricante passou a ser Boeing Airplane Company. Com a entrada dos EUA na Primeira Guerra, a Boeing sabia que a Marinha necessitaria de hidroaviões para treinamento, enviando então dois aviões Modelo C. Com a aprovação da Marinha, a Boeing recebeu uma encomenda de 50 aeronaves desse modelo. Com o fim da Primeira Guerra, e com diversas aeronaves que sobraram, as empresas aeronáuticas, inclusive a Boeing, não tinham mais aviões novos para vender. Por esse motivo, muitas empresas fecharam, mas a Boeing partiu para uma nova estratégia: obter lucro com a construção de armários, balcões, móveis, barcos e até trenós.

A partir de 1920, a Boeing passou a ter a Curtiss como grande concorrente na construção de caças de combate. Mesmo com a Curtiss sendo premiada com contratos por seu primeiro projeto, a Boeing desenvolveu o PW-9, que voou em conjunto com o P-12, fazendo da Boeing uma das principais fabricantes de caças ao longo da próxima década. A Boeing também criou uma companhia aérea chamada Boeing Air Transport, que logo se fundiu com a Pacific Air Transport, realizando seu primeiro voo em 1927. Posteriormente, a empresa mudou seu nome para United Aircraft and Transport Corporation, e em 1929, adquiriu as empresas Pratt & Whitney, Hamilton Standard e Vought. Adquiriram também a National Air Transport no ano seguinte.

Ao longo dos anos, a Boeing sempre se manteve em expansão, sendo a primeira fabricante a criar aviões para transporte exclusivo de passageiros, aviões cargueiros, hidroaviões e anfíbios. Desde a Segunda Guerra, a Boeing é a excelência que conhecemos hoje. E desde 2009, a Boeing trabalha em conjunto com a SAIC na modernização de veículos blindados. Ela também faz parte dos programas de um mundo mais verde, com a utilização de biocombustível em seus projetos futuros. A Boeing também trabalha em conjunto com a NASA na criação dos próximos aviões com a tecnologia híbrida de motor elétrico, para a concepção de aeronaves subsônicas. O projeto visa reduzir a distância de pousos e decolagens e a redução de ruídos.

Andrews Claudino