Hoje falaremos do filme “O Último Voo”, ou em seu título original: “Le Dernier Vol”
Sinopse:
“Saara francês, 1933. Bill Lancaster, famoso piloto inglês, desaparece no deserto durante uma tentativa de recorde na travessia entre Londres e Cabo. Sua esposa, a aviadora aventureira Marie Vallières de Beaumont, tem uma única obsessão: encontrá-lo. Ao sobrevoar o deserto, a jovem é obrigada a aterrissar seu avião perto de um posto avançado de legionários franceses. O capitão Vincent Brosseau a acolhe, mas se recusa a ajudá-la. Preocupado com as rebeliões tuaregs, o comando de Argel não autoriza o envio de ajuda. Confrontado com a determinação de Marie, o tenente Antoine Chauvet tenta dissuadí-la da idéia de continuar sua busca desesperada em um local enorme e hostil como é o deserto. Nada funciona. Para continuar sua busca, ela se une a uma perigosa expedição dos legionários em território Tuareg.”
Realizado por Karim Dridi, o filme baseia-se no livro “Le Dernier Vol de Lancaster”, escrito pelo francês Sylvain Estibal, que relata a verdadeira história do aviador Bill Lancaster.
Apesar das buscas incessantes, o esforço acabaria por se revelar infrutífero: Lancaster morreu, desidratado, oito dias após o acidente. O seu avião e o corpo mumificado foram encontrados pelas tropas francesas em 1963, assim como um diário de bordo onde contava os seus últimos dias.
Apesar das críticas positivas e negativas – umas por ser parado demais, outras por ser marcante e emocionante – o filme em si é fiel ao seu gênero (Romance/Drama), envolvendo o telespectador à história. Conta com poucos efeitos especiais, não tão necessários. Para quem quer assistir só para ver uma esquadrilha de aviões de busca pelo deserto, irá se decepcionar: o filme não conta com cenas espetaculares de aviões, além do início do filme.
Recomendo para quem realmente gosta desse gênero e de histórias que envolvam fatos reais. Eu particularmente não darei nota ao filme, por não conseguir assistir esse gênero sem dormir…
Confira o trailer do filme:
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015