First Flight: Sukhoi Superjet 100

posted in: Artigos | 0

Para abrir bem a semana, o aniversariante de hoje é esta nova e belíssima aeronave, que completa hoje 6 anos, e que nesse tempo, já teve seus altos e baixos.

O Superjet é um jato regional fly-by-wire, podendo ser configurado somente com primeira classe contendo 8 lugares, ou em classe Y com capacidade para 108 passageiros.

Foi projetado a partir dos anos 2000, e o setor encarregado pelo projeto foi a divisão civil de aeronaves civis da Sukhoi, em cooperação com a Boeing, seu principal parceiro.

No mercado aeronáutico internacional, o Superjet está competindo diretamente com o Antonov An-158, com a Embraer e com a Bombardier. Desde sua homologação, o jato da Sukhoi é substancialmente mais barato e com custos operacionais mais baixos do que seus concorrentes, podendo custar em média US$ 35 milhões no preço de compra.

Durante todos os voos de testes, o Superjet realizou 2.245 horas durante 948 voos, passando em todos os testes de homologação e estruturais.

Infelizmente, sua recente história já contabiliza um acidente bem inesperado. No dia 9 de maio de 2012, um Superjet com 45 passageiros desapareceu após 21 minutos após sua decolagem, na Indonésia. Segundo informações, a tripulação havia solicitado ao controlador para descer de 10.000 pés para 6.000 pés, sem explicar os motivos. Com baixa visibilidade, a aeronave se chocou com o Monte Salak a 7.254 pés de elevação. Na manhã seguinte foram encontrados os destroços, infelizmente sem nenhum sobrevivente.

Andrews Claudino