Este belo helicóptero multi uso, que realizou seu primeiro voo no dia 17 de março de 1969, é o aniversariante de hoje.
Com uma semelhança bem grande com o aniversariante da semana passada (Alouette II), o Lama é uma aeronave feita para suportar altas temperaturas e baixa densidade.
Os componentes de seu motor e outras partes são uma combinação do Alouette II e Alouette III, ambos da Aérospatiale, mas partindo de uma exigência das Forças Armadas Indianas.
Na índia, ele é conhecido como Cheetah. Diferente do motor do Alouette II, que é um APU convertido, o Lama é equipado com o motor Turbomeca TM333-2M2, conhecido como HAL Cheetal.
Este motor foi projetado para 5 helicópteros e foi originalmente destinado para alimentar os Eurocopters AS365 Dauphin e AS565 Panther, depois passando a ser aplicado em outros equipamentos, como os indianos HAL Dhruv, HAL Cheetah (SA 315B Lama) e o HAL Chetak (Alouette III).
Assim como o Alouette II, o Lama também é um recordista em altas altitudes. Foi capaz de voar a 24.600 pés e ainda quebrar o recorde mundial de altitude absoluta de 40.814 pés. Logo em seguida, neste mesmo voo, foi registrada a mais longa auto-rotação da história, quando o motor entrou em combustão por conta da altitude.
Em 2012, foi relatado que com a quantidade de peças para reposição compatíveis cada vez menores para o Cheetah, os operadores estão sendo obrigados a “canibalizar” helicópteros, para repor as peças em falta de outros do mesmo modelo.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015