First Flights: AIDC F-CK-1 Ching-kuo

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O caça de combate  Taiwanês AIDC F-CK-1 Ching-kuo realizou seu primeiro voo em 1989, e completa hoje 25 anos. Foi colocado em serviço ativo em 1994, servindo à República da China. Esta aeronave surgiu a partir de uma tentativa frustada dos americanos venderem o F-20 e o F-16 para Taiwan (República da China), após a pressão popular realizada na República da China. O AIDC começou a ser projetado e desenvolvido em 1982.

Após o fracasso do ROCAF em comprar novos caças americanos, quatro engenheiros chineses se juntaram com a finalidade de projetar uma aeronave a partir do zero, sendo eles: Yin-Yang, para desenvolver a fuselagem em conjunto com a General Dynamics; Yun-Han, para desenvolver os motores em conjunto com a Honeywell; Tien-Lei, para desenvolver o sistema de aviônicos em conjunto com a BAe, Northrop Grumman e Smiths Industries; e Tien-Chien, para desenvolver os mísseis ar-ar.

Os avançados motores GE F404 e P&W F100 não estavam disponíveis para a República da China, e os GE J79 e J85 foram considerados inadequados por conta de seus desempenhos. Além disso, a maioria das empresas europeias e americanas se recusaram a cooperar com este projeto. Após muitas negociações e altos valores de contrato, em 1988 a ITEC decidiu investir no motor TFE1042-70A de 12.000 lbf de empuxo, com um investimento de cerca de 320 milhões de dólares.

Com relação ao projeto aerodinâmico, muitas configurações surgiram e Yin-Yang teve três opções: a) uma aeronave com configurações semelhantes ao F-5E; b) uma com configurações semelhantes ao Eurofighter Typhoon e Saab Gripen; ou c) configurações semelhante ao F-15. Já para os aviônicos e mísseis, ambos utilizaram sistemas semelhantes aos do F-20 e F-16. Devido à escolha de um motor com uma certa limitação, no entanto, a necessidade maior era realizar um rigoroso controle de peso para que tudo fosse compensado.

O AIDC F-CK-1 Ching-kuo é equipado com quatro mísseis Sky Sword II, bombas Wan Chien e um canhão M61A1 de 20 mm. É capaz de voar a uma velocidade de Mach. 1.8, alcance de 600 NM e teto de FL550, com dois motores de 6000 lbf cada.

Andrews Claudino