O A340-500 é uma bela aeronave. Sincera e pessoalmente, acho que é o avião mais proporcional da família A340.
Desde o seu primeiro voo no dia 11 de Fevereiro de 2002, há somente 12 anos, ele foi apresentado como o avião comercial de maior alcance no mundo, tendo autonomia de até 16.020 km.
O A340-500 teve uma versão com um alcance ainda maior, o A340-500HGW, podendo voar até 16.700 km, com peso máximo de decolagem de 380 toneladas e capacidade para 313 passageiros.
Para se ter uma ideia, com esta aeronave, a Singapore Airlines fazia um voo de Londres para Perth, na Austrália Ocidental, sem escalas. No entanto, o voo de regresso tinha uma escala obrigatória por conta dos ventos.
Este voo tinha um total de incríveis 18 horas e 45 minutos, sendo o voo comercial non-stop mais longo do mundo. Continuaria assim se a Singapore Airlines não houvesse desativado esta rota em 2013. Seus A340-500 tinham a capacidade de 181 passageiros em duas escalas.
Seus dias de glória como a aeronave com a maior autonomia do mundo acabaram com a introdução do Boeing 777-200LR, em 2006. Este, no entanto, está sujeito às restrições ETOPS por ser equipado com apenas dois motores, ainda que muito potentes.
O A340-500 é alimentado por quatro motores RR Trent 553, com 53.000lbf cada e APU Honeywell 331-600. A título de curiosidade, a Emirates foi a primeira a receber o A340-500, e também é a maior operadora destes equipamentos, contendo 10 unidades em sua frota.
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