Este belo helicóptero completa hoje 7 anos desde o seu primeiro voo.
A base de sua criação vem a partir do Bell 427, já que este foi projetado para atender o serviço aeromédico.
Com o seu tamanho não muito adequado para acomodar uma maca, paciente e equipamentos médicos, ele acabou sendo mais utilizado para transporte de passageiros.
Para continuar atendendo este mercado, a Bell desenvolveu o 429, mais robusto e atualizado. O Bell 429 é uma versão do 427 com fuselagem estendida, tanto que, inicialmente, seu nome foi Bell 427s3i. Este nome, no entanto, não chamou a atenção dos clientes.
Para atingir seus clientes alvos, a Bell utilizou uma fuselagem mais chamativa, lâminas avançadas para o rotor, e motor derivado do mesmo sistema de acionamento do 427. Seu cockpit sofreu uma alteração grande, tornando-se totalmente IFR.
Após realizar mais de 600 horas de testes, utilizando três tipos de motores diferentes e recebendo todas as certificações necessárias, o helicóptero foi colocado no mercado. Só em junho de 2009, foram mais de 300 encomendas.
Seu projeto tem um sistema de rotor 4-blade (com as pás distribuídas em intervalos irregulares para formar um X), que reduz bastante o ruído, com possibilidade de colocar portas traseiras para facilitar o embarque de pacientes. Há ainda a opção de instalar trem de pouso retrátil, fazendo com que a velocidade tenha um aumento de 5 kt.
Equipado com motores Pratt & Whitney Canada PW207D1 turboshaft, sua velocidade máxima operacional é de 155 kt. Seu teto de serviço é de até 20.000 pés, e sua autonomia de 390 nm. Sua configuração IFR permite que ele seja operado normalmente com apenas um piloto.
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