O Osprey é uma aeronave VTOL multi-missão, com o intuito de ligar a praticidade do helicóptero à velocidade de um turboélice.
Completando hoje 25 anos, seu projeto teve início em 1981, com a junção das equipes Bell Helicopters e Boeing Helicopters. A intenção era juntar a complexidade e as dificuldades de projetar o primeiro “tiltrotor” destinado ao serviço militar no mundo.
Desde seu desenvolvimento, primeiro voo e introdução em 2007, o Osprey está em operação para substituir o Boeing Vertol CH-46 Sea Knight, em operações de combate e salvamento sobre o Iraque, Afeganistão, Sudão e Líbia.
Para quem tem dúvidas sobre como funciona seu sistema de decolagem e voo, seu proprotor de três pás funciona com uma transmissão em cada nacele. Para decolar, ele funciona normalmente como um helicóptero. Uma vez no ar, as naceles giram para frente e, em menos de 12 segundos, mantém a aeronave em um voo reto horizontal.
O Osprey é equipado com dois motores Rolls-Royce T406/AE 1107C, que geram 6.150 hp e uma velocidade máxima de 509 km/h no nível do mar, ou 565 km/h a 15.000 pés. Sua razão de subida pode variar entre 2.320 a 4.000 pés/min. Pode ter uma autonomia máxima de 879 nm, e raio de combate entre 390 nm.
Em relação aos armamentos, pode ser equipado com uma M240 ou uma Browning M2, ambas de 7,62 mm, e uma GAU-17 retrátil, também de 7,62 mm, controlada remotamente utilizando-se um sistema de vídeo.
Dois problemas, no entanto, foram detectados nesta aeronave. No caso de emergência, para um pouso forçado durante seu voo reto horizontal, seu motor deve estar totalmente cortado e sem rotação alguma no momento do pouso, não transformando as pás em armas. Já na auto-rotação, a coisa é mais complicada: mesmo sendo tecnicamente capaz de realizá-la, seus rotores não possuem a inércia desejada, fazendo com que as chances de fracasso sejam grandes.
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