Qual dos -300 você prefere?
Hoje é aniversário de duas belas aeronaves que, ao meu ver, são um pequeno gigante e um gigante maior ainda.
O 737-300 – cujo apelido de “Baby” acabou não pegando muito – completa hoje 30 anos, operando em todos os continentes nas mais diversas empresas aéreas, tanto domésticas quanto cargueiras.
O 737-300 trouxe grandes inovações para a família 737, tendo seu design e motorização alterados em comparação com o 737-200. Eles passaram a usar motores CFM56 no lugar dos PW JT8D.
Com o formato do CFM56, os motores passaram a ser colocados sob o bordo de ataque das asas, semelhante aos dos 707. No início, isto fez com que surgissem problemas com a distância da parte inferior do motor com relação ao solo.
A solução encontrada pela Boeing foi a instalação da caixa de acessórios do motor e todos os seus equipamentos na parte lateral, deixando a parte inferior do motor com um aspecto achatado, não sendo um redondo regular. Posteriormente, foi descoberto que isso ajudaria muito na eficiência aerodinâmica.
As inovações foram além da motorização, incluindo um novo painel do tipo glass cockpit. No total, foram 252 pedidos na primeira demanda, e mais de 1000 em toda a sua produção, que prosseguiu até 1999. O último 737-300 entregue foi para a Air New Zealand, em Dezembro de 1999, recebendo a matrícula ZK-NGJ.
O próximo aniversariante é poderoso ao extremo com seus pequenos motores.
O 777-300 foi concebido para substituir os veteranos 747-100 e 747-200, com uma capacidade similar de passageiros. O 777-300 tem capacidade de até 550 passageiros em uma classe Y. Além dos sistemas mais modernos, o que fez com que o 777-300 fosse tão aceito para substituir o 747-100 e o -200 foi a sua queima de até 1/3 a menos de combustível, e um custo 40% mais baixo na manutenção.
Por conta de seu tamanho, ele é equipado com alguns sistemas especiais nos trens de pouso (falaremos mais sobre isso), e câmeras externas para que o taxi seja feito com segurança.
A Airbus não tem um concorrente direto contra o 777-300, no entanto, o A340-600 tem sido utilizado na competição.
Com a chegada dos 777-300ER em 2004, a história mudou um pouco. Eles possuem uma autonomia muito estendida em comparação com o -300, fazendo com que as encomendas sejam exclusivas da versão 300ER.
Podendo ser equipado com motores PW 4098, RR 892 e os poderosos GE90-92B/-94B e GE90-115B1, seus alcances são de 6.005 nm para o 777-300 e 7.930 nm para o 777-300ER. Seu teto operacional é o FL430.
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