Fechamos o mês de janeiro com um clássico dos executivos, completando 37 anos hoje.
O Citation II, ou Citation 550, é um dos melhores no quesito custo x benefício. Tendo a capacidade de transportar até 8 passageiros, ele pode ser adquirido com valores próximos a 1,3 milhões de dólares, usado e em bom estado de conservação.
Claro que esse valor é uma paulada para nós que já sofremos bastante com nossas instruções práticas, mas é um valor bastante razoável se comparado com os de outros jatos com idade, capacidade e consumo equivalentes.
Tendo o Learjet 24 e 25 como seus principais concorrentes, o Cessna Citation sempre levará vantagem nesta concorrência, por conta de já possuir, desde seu lançamento na década de 70, o conceito “fan” (motores turbofan) integrado com sucesso absoluto.
Isso fez com que seu consumo fosse reduzido e, também, que houvesse uma leve redução de ruído na cabine de passageiros, vantagens estas que deixavam a Cessna sempre à frente nas vendas.
Mas para os empresários que não tinham dó de gastar e queriam maior velocidade, o Learjet 25 era sensacional para suprir estas necessidades com seus motores a jato puro.
O Citation II foi equipado com motores Pratt & Whitney JT15D com 2500 lbs cada, alcance máximo de 2100 km com sua capacidade de carga máxima, e 75% da potência incluindo tanques reservas (consumindo 750 litros/hora com capacidade máxima de carga de 3.655 kg). Seu teto operacional é de FL430, mantendo uma velocidade de cruzeiro de 746 km/h. Resumindo, nada mal pela época em que foi construído.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015