Hoje é aniversário de um jato que poucos conhecem, mas fazendo parte do 10º Plano Quinquenal da China, foi um projeto que se tornou fundamental para o crescimento econômico chinês.
O Comac ARJ21 é uma aeronave projetada para servir o setor regional. Desde o dia 28 de novembro de 2008, data de seu primeiro voo, veio apresentando muitos problemas, tanto por incompatibilidade de sistemas, como falhas estruturais.
Seu projeto conta com a participação de 19 grandes fornecedoras aeronáuticas européias e americanas, dentre elas, a General Electric, na produção de motores, a Honeywell, com os sistemas fly-by-wire, e a Rockwell Collins, com a produção de aviônicos.
Mesmo sendo acusada de copiar o MD-80, a Comac alega que eles reutilizam a parte ferramental, que foi fornecida pela McDonnel Douglas para a produção sob licença do MD-80 na China. A construção do ARJ12 obteve também uma grande ajuda por parte da Antonov Design Bureau.
Com 4 variantes, podendo atender de 20 a 105 passageiros, e com capacidade máxima de 10.150 kg em carga, o Comac ARJ21 se encontra em fase de testes até hoje. Vamos ver por quanto tempo…
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015