First Flights: Eurocopter EC145

posted in: Artigos | 0

Completando hoje 15 anos de seu primeiro voo, o EC-145 é um belo bimotor utilitário, fabricado pela Eurocopter. Todo seu design e alguns detalhes são baseados no MBB/Kawasaki BK 117 C1, que acabou servindo de inspiração para a Eurocopter após a fusão entre a Messerschmitt-Bölkow-Blohm, Daimier-Benz e Aéropastiale-Matra.

Podendo ter um ou dois tripulantes técnicos, este bimotor pode empregar o serviço de transporte de pessoas, serviços de busca e salvamento e serviços aeromédicos, realizando muito bem todos os papéis para os quais é designado. O EC-145 possui uma cabine 46 cm mais comprida e 13 cm mais larga do que a cabine do BK 117, no qual baseou-se o seu projeto. Seu peso máximo para decolagem também é maior, e é equipado com dois motores Turboméca Arriel A2. Com o sistema de correspondência ao torque, o EC-145 torna-se o helicóptero mais silencioso de sua classe.

Equipada com uma cabine totalmente panorâmica, esta máquina pode ser operada por um ou dois pilotos, podendo realizar voos VFR ou full IFR. E para tornar o voo mais seguro, o piloto automático é programado com 4 eixos dual-channel e três grandes telas LCD, para monitoramento dos sistemas do voo automático. Outra vantagem no EC-145 está em ser o primeiro helicóptero civil a ser equipado com visão noturna, compatível com a cabine e instrumentação. As configurações de assentos para os passageiros podem ser para 8 ou 9 ocupantes.

Em 2012, a Eurocopter anunciou que foram entregues 500 unidades. O Ministério Federal da Defesa francesa anunciou planos para adquirir 15 exemplares, com uma configuração militar para operações especiais. Os 15 helicópteros serão designados como EC645 T2, e já foi declarado que eles serão armados e equipados com um sistema de reconhecimento e acessórios de implantação de tropas. As entregas estão previstas para ocorrer entre 2015 e 2017.

Andrews Claudino