Apelidada de “O Demônio de Duas Caudas”, esta aeronave completa hoje 75 anos, e foi utilizada em diversas campanhas da Segunda Guerra. Tanto para bombardeio, reconhecimento e combate noturno, quanto até para escolta.
O P-38 foi o principal combatente de longo alcance, até a chegada de uma grande quantidade de P-51 Mustangs, que permaneceu em serviço até o final da guerra.
Conforme a Proposta X-608 que foi dada por um conjunto de militares, houve a necessidade de uma aeronave bimotora que pudesse interceptar aeronaves hostis em altas altitudes, mas que fosse relativamente leve, sem ultrapassar 500 libras de armamento, incluindo munições.
Com base nisso, a Lockheed foi a escolhida para a construção e criação desta aeronave, sendo este seu primeiro projeto de caça. E acabou sendo muito bem equipado, com um canhão de 37mm, quatro metralhadoras de 12,7mm e motores Allison V-1710-27/29 de 1.475hp, que proporcionam 624 km/h. Esta velocidade era superior a qualquer caça bimotor até o ano de 1941.
Devido à geometria da asa e operações de mergulho em alta velocidade, no entanto, esta aeronave apresentou muitos problemas de compressibilidade em suas primeiras unidades. Quando o piloto efetuava esta manobra, algumas regiões da asa apresentavam problemas com ondas de choque e em velocidades de Mach. crítico, ocasionando deslocamento da camada limite de escoamento.
Por conta disso, o resultado era que a esteira de ar turbulento proveniente da asa chegava aos estabilizadores da aeronave, fazendo com que esses ficassem inoperantes, retardando a chance de saída do mergulho. Várias aeronaves foram perdidas por conta deste problema.
A solução encontrada pelos engenheiros foi a mudança do perfil do intradorso da asa, evitando que a aeronave atingisse grandes velocidades durante o mergulho.
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