First Flights: McDonnell Douglas AV-8B Harrier II

posted in: Artigos | 0

Há 32 anos atrás, em 05 de novembro de 1981, o McDonnell Douglas AV-8B Harrier II realizou seu primeiro e mais bem sucedido voo, dando continuidade à segunda geração de caças V/STOL de ataque Ar-Terra. Baseado no britânico Hawker-Siddley “Kestrel”, o Harrier II foi desenvolvido na década de 70 pela McDonnell Douglas, British Aerospace e Rolls-Royce.

Devido a restrições orçamentais, o Reino Unido abandonou o projeto em 1975, retornando como parceiro em 1981 através da British Aerospace, em um processo de work-share. Desde a década de 80, mais de 323 aviões foram produzidos, em um programa de produção de 22 anos que terminou em 2003.

Sua capacidade de decolar verticalmente o torna um dos aviões de combate mais manobráveis em serviço, podendo reduzir a gama de fogo inimigo muito rapidamente.

Em 1991, os Harrier IIs foram as primeiras aeronaves táticas do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA a participar da Operação “Tempestade no Deserto”, sobre o Golfo Pérsico. Durante os 42 dias de combate, 86 Harrier IIs realizaram 3.380 missões de combate (4.112 horas de serviço), disparando mais de 6 milhões de quilos de explosivos.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=5xKXtPaSNH4]

Andrews Claudino