Hoje este veterano e detentor de dois recordes completa 56 anos. O F-4 é um interceptador supersônico de longo alcance, que entrou em serviço na década de 60, servindo à Marinha Americana e sendo adotado posteriormente pela Força Aérea. Ele se tornou muito conhecido durante a Guerra do Vietnã, onde foi amplamente utilizado para o reconhecimento e ataque ar-terra. O F-4 surgiu em 1952, quando a Marinha Americana mostrou uma necessidade de uma aeronave diferente, rápida, com boa autonomia e que realizasse bem o seu papel para o ataque.
Em 1953, a McDonnell Aircraft voltou a mexer no projeto do F3H Demon, para buscar recursos de melhor desempenho. Com vários projetos desenvolvidos e alguns motores testados, o GE J79 se mostrou bastante eficiente, gerando uma velocidade máxima de Mach. 1.97. Com a apresentação de alguns projetos, a proposta final foi de um “Super Demon”, com capacidade para acomodar um radar e câmeras fotográficas em seu nariz, quatro canhões de 20 mm ou foguetes modelo FFAR 56. A Marinha havia dado um parecer positivo, mas logo em seguida não se mostrou muito satisfeita, por já possuir o Douglas A-4 para ataques ar-terra, e o F-8 para combates ar-ar. A necessidade, agora, era atender a defesa com um eficaz interceptador.
Com o surgimento do protótipo do XF4H-1 – com um poderoso radar e capacidade de transportar quatro mísseis AAM-N-6 Sparrow III guiados, e ainda ser alimentado por motores J79-GE-8 – a Marinha se mostrou muito satisfeita. Logo os resultados do projeto começaram a surgir, e os recordes a aparecer, tais como a capacidade de acelerar esta aeronave a Mach. 2,5 e subir de FL470 para FL900 em uma angulação de 45º, ou também, de conseguir subir 3 km de altitude em 34,52 segundos, entre outros.
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