O PA-47 foi anunciado em Outubro de 2006 para concorrer diretamente com o Eclipse 500 e o Citation Mustang. Deveria ser capaz de transportar até 7 passageiros, com teto de FL350, autonomia máxima de 1.300 nm e carga máxima de 800 kg.
Um dos primeiros desafios que o projeto do PA-47 enfrentou foi pelo centro gravitacional não ser tão semelhante ao do Mustang, por exemplo, por conta de seu motor único. As tendências de voo dessa aeronave eram de que o motor empurrasse o nariz para baixo, o que desconcentrava os pilotos em suas primeiras experiências.
Outra característica no projeto foi a implantação de um novo design no estabilizador, para melhorar a passagem de ar, bem semelhante ao conceito do projeto do DC-10. Ao todo, o preço de venda dessa aeronave era de US$ 2.1 milhões. Em 2007, a Piper anunciou que recebeu 180 pré-encomendas.
Por conta de alguns problemas envolvendo atrasos, as entregas foram adiadas inicialmente para 2009, e posteriormente para 2011 e 2012. Por fim, a Piper anunciou aos clientes que a primeira aeronave seria entregue em meados de 2013, o que acarretou no cancelamento de pelo menos 20 pedidos de aeronaves.
Mesmo com planos futuros para possíveis entregas, em 2011 a Piper anunciou que o programa estava “sob avaliação”, por conta da nomeação do novo CEO da empresa. Ele preferiu garantir que a empresa se alinhasse e se adequasse aos objetivos de negócios previstos no mercado de jatos pequenos, às novas estratégias de investimento e às previsões econômicas.
Alguns meses após a nomeação do novo CEO, mesmo com o desenvolvimento do cronograma e do orçamento para esta aeronave, a Piper resolveu suspender indefinidamente o projeto, por problemas econômicos gerais da empresa, causando a demissão de vários funcionários. Ao final, somente um PA-47 foi projetado para demonstração, sem nenhuma entrega.
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