Hoje é aniversário de uma belíssima máquina de ataque rápido, o Saab JAS-39 Gripen.
Completando 25 anos, este canard foi colocado em serviço 9 anos mais tarde, passando por várias atualizações desde a sua criação até 2003, tudo para manter uma desenvoltura perfeita durante as missões.
Mesmo sendo colocado em serviço em 1997, em 2012 mais de 240 Gripens foram entregues ou encomendados, por diversos países da Europa Central, África do Sul e Sudeste Asiático.
O nome Gripen (Grifo em português), é derivado de uma criatura da mitologia grega. Na mitologia o Grifo simboliza o signo de Libra, pelo seu senso de justiça apurado, por valorizar as artes e a inteligência, e pelo fato de dominar os céus e o ar.
Com essas características mitológicas, a Saab dá essa imagem aos seus Gripens, garantindo total segurança e confiabilidade em serviço.
Podendo atingir uma velocidade de Mach. 2, o JAS 39 está equipado com um motor Volvo Aero RM12 (um derivado do General Electric F404), que proporciona um empuxo de 18.100 lbf. Seu raio de combate é de até 800 km.
O Gripen é capaz de transportar até 6,5 toneladas de armamento ou equipamento. Pode ser equipado com um canhão de 27mm Mauser BK-27, mísseis AIM-9 Sidewinder para combates ar-ar, mísseis AGM-65 Maverick para combates ar-terra e o RBS-15 para ataque direto contra navios, e ainda, as armas mais atuais como o MBDA Mateor para ataques a longa distância, o IRIS-T para curta distância, e o GBU-49, todos guiados a laser.
Com todos esses equipamentos, alcance e custo relativamente baixo, o Gripen é atualmente uma das melhores opções para fazer parte do FX-2, o projeto de reequipamento e modernização da Força Aérea Brasileira.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015