Hoje completa 4 anos um dos melhores caça do mundo, senão o melhor: o Sukhoi PAK FA T-50.
O T-50 é um Stealth russo de quinta geração, criado para substituir dois caças que já entraram para a lista de melhores caças de combate já criados, o MIG-29 e o SU-27.
A necessidade de um caça no patamar do T-50 surgiu a partir dos anos 80, quando a União Soviética apresentou uma forte necessidade em adquirir um caça de última geração, para a substituição de seus MIG-29 e SU-27 que estavam na linha de frente de serviço.
Para atender esta necessidade, dois projetos foram apresentados. O primeiro foi o SU-47 (famoso por seu enflechamento negativo de asas), e o MIG-1,44, cujo nome seria Flatpack.
Após a apresentação desses projetos, a Sukhoi foi escolhida para liderar o projeto de uma nova aeronave de combate, em 2002.
Participando deste projeto, esteve uma das maiores empresas de produção da Rússia: a Novosibirsk Aircraft Production Association. Ela esteve envolvida diretamente com a produção do SU-37, do Antonov AN-38-120, e também do Sukhoi Superjet 100.
Na visão geral desta bela aeronave de combate, são características a tecnologia stealth e a capacidade supercruise, que nada mais é do que transportar armamentos de forma eficiente sem o uso de pós-combustão, semelhante ao sistema do Concorde, além de seu radome com radar AESA, que funciona com uma inteligência artificial para uma varredura eletrônica ativa. E ainda há a possibilidade de ser equipado com a próxima geração de mísseis para combates anti-navios, ar-ar e ar-terra.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015