Hoje é aniversário do belíssimo Su-27 “Flanker”, que completa 37 anos. Este caça de quarta geração é o concorrente direto do F-15, e foi projetado para atender à Força Aérea Soviética, realizando missões de combate ar-ar e destruição de alvos terrestres com armas ar-terra. O desenho do Su-27 é aerodinamicamente semelhante ao MIG-29, porém substancialmente maior. O projeto de suas asas é baseado no “delta”, como o do Mirage.
Ele também foi a primeira aeronave da USRR a operar com o sistema de controle fly-by-wire, desenvolvido com base em experiência retirada do bombardeiro Sukhoi T-4. Juntando o formato de sua asa, aerodinâmica e controles de voo básicos, esta aeronave se torna extremamente ágil e manobrável, sendo controlável tanto em altas velocidades, quanto em velocidades muito baixas e com grande ângulo de ataque.
Para se ter uma ideia, o Su-27 deu origem a uma das manobras militares mais incríveis já criadas, o Pugachev’s Cobra. É uma manobra que requer bastante controle e estabilidade, coisa que o Flanker pode proporcionar de sobra.
Para finalizar, sua velocidade máxima é de Mach. 2.1, teto operacional de 18,5 km e raio de ação de 1.560 km. Pode ser equipado com um canhão GSh-30-1 de 1x30mm, com capacidade de 150 disparos por minuto, 6 mísseis R-27 de médio alcannce de ataque ar-ar, e 4 mísseis R-73 de curto alcance.
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015