First Flights: Westland Lynx/Super Lynx

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O Lynx, ou “Lince”, é um helicóptero britânico projetado para atender todos os tipos de campo de batalha, além de ser o primeiro helicóptero acrobático do mundo.

Entrando em serviço em 1977, o Lynx é mais utilizado como helicóptero de transporte, serviços anti-blindados, busca e salvamento, e como anti-submarino.

Também foram criadas versões civis para este helicóptero, mas não fizeram sucesso comercial, tendo um número muito limitado em suas produções e vendas.

No Brasil, este helicóptero foi muito bem aceito, sendo o nosso país o primeiro cliente externo para os modelos Lynx. Estes equipamentos foram selecionados para operar embarcados nas fragatas da Classe Niterói.

O Lynx também foi o pioneiro em operar com os mísseis MBDA Sea Skua, da Marinha do Brasil, sendo que este é o principal armamento do Lynx, e também o primeiro míssil anti-navio da America Latina. Esses mísseis pesam 145 kg, tendo um comprimento de 2,5 m e diâmetro de 0,25 m. Sua ogiva é de ciclotrimetilenotrinitramina, conhecida como ciclonita, hexogênio ou T4. Resumidamente, é uma nitrosamina explosiva. A sensibilidade de choque é baixa e sua velocidade de explosão é de 8750 m/s. 

Desde 2009, todas as aeronaves do esquadrão HA-1 da Marinha Brasileira estão recebendo o sistema FLIR, que nada mais é do que um um sensor de visão frontal infravermelha.

Equipado com dois motores Rolls-Royce Gem, que geram 1.120 HP cada, sua capacidade é de 2 ou 3 tripulantes, e mais 8 infantes. Sua velocidade máxima é de 324 km/h, sendo o helicóptero mais rápido do mundo em 20 anos. Seu alcance é de 328 nm com tanques reservas.

Seus armamentos principais, na versão naval, são 2 torpedos ou 4 mísseis Sea Skua, ou então 2 cargas de profundidade. Para ataque, são 2 canhões de 20 mm, 2 foguetes CRV7 de 70mm e 8 BGM-71 TOW (anti-tanque). E na versão mais “comum”, são armas AH.7 e AH.9 de 7,62 mm, e uma metralhadora pesada Browing AN/M3M .50 (HAS.3 e HMA.8).

Andrews Claudino