Hoje este belo veterano completa 74 anos. Participando de quase todas as campanhas da Segunda Guerra, o Yak-1 foi o principal rival do Bf-109.
Ele foi projetado com o objetivo de fornecer cobertura direta para o Il-2 durante as batalhas. Como a maioria dos combates ocorria a baixas altitudes, o Yak-1 provou ter vantagens significativas em relação a seus concorrentes soviéticos.
A redução de peso fazia com que o Yak-1 pudesse ser bem veloz, mas mesmo tendo o Bf-109 como seu principal oponente, o Yak-1 era inferior. No entanto, em altitudes abaixo de 9.800 pés, as duas aeronaves tinham capacidades de combate praticamente iguais.
Um dos problemas que também foram apresentados nessa aeronave tinha relação ao seu leve armamento. Com as modificações realizadas nas aeronaves, as metralhadoras ShKAS 7.62 mm foram removidas, dando lugar a um único canhão ShVAK.
No outono de 1942, a Yakovlev apresentou uma variante nomeada de Yak-1B, contendo um motor mais potente e um canhão UBS de 12,7mm, em vez do ShKAS. Mesmo sem aumentar o poder de fogo, as metralhadoras UBS eram mais eficazes do que os ShKAS de 7,62 mm.
Ainda que só os pilotos mais experientes pilotassem esta aeronave, a URSS teve grandes perdas de seus Yak-1. No total, foram 3.336 aeronaves destruídas das 8.700 construídas, num período entre 1941 a 1945.
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