Formação e carreira de um comissário do Brasil

Já sabemos e o Canal Piloto sempre cita que, apesar do brilho, quase toda profissão na área da aviação civil tem seu revés, seu lado “ruim”. O maior desafio do piloto hoje é lidar com as variações do mercado. Os operadores de solo ou despachantes são os primeiros a serem afastados durante um período de baixa numa empresa. Seguindo a regra, os comissários de voo também passam maus bocados em tempos de crise e insegurança financeira de seus empregadores. Tudo isso nos remete à seguinte questão: vale mesmo a pena investir em uma carreira como comissário de voo no Brasil? A resposta somente pode vir de você mesmo, uma vez que avalie os custos, tempo investido e vantagens da profissão. Para isso, hoje vamos entender as etapas de formação de um comissário no Brasil.

Como qualquer outra profissão, antes de atuar você precisa se tornar um profissional, passando por estudos, provas e exames. A primeira etapa é iniciar um curso em uma escola especializada em formação de comissários de voo. São necessários em média 3 meses de aulas, abrangendo desde emergência e procedimentos até fundamentos da navegação aérea e meteorologia. Por isso, é necessário estudo organizado.

Cumprido o período do curso, o aluno realiza uma prova junto à ANAC com o fim de comprovar seu domínio do conteúdo. O aluno também submete-se a exames médicos (CMA 2ª classe), num hospital militar ou em clínicas credenciadas, que comprove capacidade física para exercer a profissão de comissário de voo. Novamente aprovado, inicia-se a busca por outros treinamentos e formas de complementar o currículo. Aí entram formações em idiomas estrangeiros (preferencialmente o inglês), domínio de LIBRAS (linguagem brasileira de sinais, para comunicação com surdos), reciclagem dos procedimentos de segurança, e outras habilidades que possam tornar o comissário ainda mais capacitado ao cumprimento de suas funções.

Já na empresa, o comissário passa por uma nova série de treinamentos, no sentido de se adequar aos padrões da companhia. Isso ocorre com pilotos, mecânicos e outros funcionários que são também chamados para essa empresa. Uma vez capacitado e habilitado para atuar, os desafios não terminam. Como todos nós sabemos, a distância e a saudade dos familiares e amigos vai ser algo muito presente na vida do profissional. O trabalho é bastante exigente, e o seu descanso nem sempre será perto da família. Em contrapartida, comissários são muito admirados pelo seu trabalho. O mais importante é não se iludir com as belezas da profissão, e achar que tudo será sempre fácil.

Hoje no Brasil, a maior dificuldade tem sido a escassez de vagas. Em função de um cenário de crise, empresas aeronáuticas precisaram reduzir seu quadro de profissionais. Mas costumo dizer que, como qualquer profissão, a de aeronauta tem seus altos e baixos. Se é o seu sonho, invista nele, ainda que o mercado esteja em baixa. Desta forma, tão logo o mercado volte a melhorar, você estará preparado quando uma possível oportunidade surgir.

Eduardo Mateus Nobrega
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