O Aeroporto Internacional de Nicosia, localizado no Chipre, foi construído na década de 30, sendo inicialmente uma base militar da Royal Air Force. Durante a Segunda Guerra, as instalações do aeroporto e sua pista foram estendidos e foram usados por americanos entre os anos de 1943 e 1944.
Após a Segunda Guerra, o aeroporto passou a ser utilizado para voos comerciais, servindo como o principal aeroporto da ilha. Em 1948, a Misr Airlines (atual EgyptAir), a British Overseas Airways Corporation (BOAC), a Cyprus Airways e a Middle East Airlines (MEA) passaram a realizar ali serviços regulares.
Por conta da finalidade para a qual foi construído o aeroporto, as instalações eram bem limitadas. Aquelas famosas cabanas que vemos em filmes de guerra, chamadas de Cabanas de Nissen, eram usadas como edifício do terminal, pela Alfândega, Imigração, Aviação Civil, Tráfego e Serviços Operacionais. Os restaurantes foram construídos nos estabelecimentos recreativos que a RAF mantinha no aeroporto.
Em 1949, o primeiro edifício do terminal foi projetado e construído pelo Departamento de Obras Públicas, sendo inaugurado no mesmo ano. A partir de então, todo o pátio de aeronaves foi estendido. Em 1959, o prédio antigo foi desocupado. Foi aberto um terminal novo e moderno em 1968, com capacidade de acomodar 800 passageiros de uma vez só, além de 11 aeronaves no pátio.
Em 1974, os planos para ampliação do aeroporto foram interrompidos quando estavam quase sendo colocados em prática, por conta da Direita grega nacionalista haver derrubado o presidente de Chipre. A partir daí, as operações do aeroporto foram interrompidas para receber as tropas gregas, a fim de apoiar a derrubada do presidente.
Um mês depois, o aeroporto foi reaberto, tornando-se um local de cenas caóticas, com muitos estrangeiros tentando sair da ilha de uma só vez. Dois dias após o aeroporto ser reaberto, a Turquia invadiu o Chipre e bombardeou fortemente o aeroporto, causando o fechamento definitivo de todas as operações.
Com a invasão turca, o local onde fica o aeroporto foi palco de alguns dos combates mais pesados entre as forças cipriota grega e turca, o que levou o Conselho de Segurança das Nações Unidas a declarar que aquela seria uma Área de Proteção Ambiental das Nações Unidas durante o conflito, exigindo que ambos os lados se retirassem a pelo menos 500 metros a partir do perímetro do aeroporto.
Com o cessar-fogo assinado em Agosto de 1974, o Aeroporto de Nicosia se tornou parte das Nações Unidas, servindo como uma zona de “tampão” que separa as duas comunidades da ilha. O local tornou-se inoperante como aeroporto normal, passando a ser um quartel general da missão de manutenção da paz. Hoje, o aeroporto serve como base de helicópteros das Nações Unidas.
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