Monojatos são raros de serem encontrados, ainda mais hoje em dia. Porém, durante a Segunda Guerra, a Heinkel deu vida ao projeto apelidado de “Volksjäger” (Caça do povo). Parte de um programa conjunto da Luftwaffe, a intenção do projeto foi criar um caça simples, barato e que pudesse ser produzido em massa, por trabalhadores com pouca qualificação profissional, utilizando materiais de fácil obtenção como madeira.
O projeto também teve, como objetivos, colocar somente um motor BMW 003, ser restrito ao peso de até 2.000kg, carregar um canhão de 30 mm, atingir uma velocidade superior a 750 km/h, possuir autonomia de 30 minutos ao nível do mar, e ser hábil a decolar de pistas de não mais que meio quilômetro.
O pior não eram as exigências exageradas das especificações técnicas, mas sim o curto prazo de execução. Os requerimentos foram distribuídos para as empresas de aviação no dia 08 de setembro de 1944, com prazo máximo de entrega das propostas no dia 20 de setembro, para que a produção em massa pudesse ser iniciada em menos de quatro meses.
Ainda assim, houve algumas propostas recebidas das empresas Blohm und Voss, Arado, Focke-Wulf e Heinkel, sendo a Blohm und Voss a escolhida. No começo, a Heinkel foi recusada por cinco fatores:
- Autonomia de apenas 20 minutos ao nível do mar;
- A posição incomum do propulsor, situado sobre a fuselagem, o que resultaria em problemas de manutenção;
- Impossibilidade de pousar e decolar de pistas com apenas 500 metros de comprimento;
- O tempo excessivamente longo de desmontagem para transporte por ferrovias, e;
- O uso de um canhão de 30mm.
Porém, durante uma exposição estática apresentada aos oficiais do Alto Comando da Luftwaffe, a Heinkel exibiu seu protótipo, denominado inicialmente de Heinkel He 500, posteriormente alterado para He 162. Após esta exibição e uma reunião entre os oficiais, a Heinkel passou a ser a melhor opção, pela simplicidade e facilidade de instrução dos novos pilotos.
Os desenhos finais foram completados um dia antes da data final estipulada, no dia 30 de outubro de 1944. Em paralelo, os primeiros protótipos já se encontravam em um avançado estágio de construção. O He 162 foi a única aeronave na história que teve seus processos de desenvolvimento, pré-produção de protótipos e instalação nas principais linhas de produção, tudo quase que simultaneamente.
Mesmo com esses tempos apertados, com exigências de produção muito em cima da hora, o He 162 ainda acabou se tornando a primeira aeronave a ser equipada com um assento ejetável da história. Mesmo com o pouco tempo em atividade e somente com 200 exemplares fabricados, o He 162 acabou sendo exemplo de uma revolução no quesito segurança em caças de combate.
[Sugerido pelo leitor: Lennon Márquez]
Saiba mais:
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015