A história de Harry Atwood

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Harry Atwood foi um aviador americano nascido em 1883, em Boston, Massachusetts. Atwood realizou seus treinamentos na escola de voo Wright, em Huffman Prairie, juntamente com o pioneiro aviador Calbraith Perry e o General Henry H. Arnold, o único General da USAF a ser classificado com cinco estrelas.

Atwood passou a ser famoso pelos EUA por voar 576 milhas entre Boston a Washington, DC, pousando e desembarcando na Casa Branca – isso em suas primeiras horas de voo, dentro de três meses. Até então, ninguém havia feito isso, sendo então estabelecido um recorde na época.

Naquele mesmo ano, foi oferecido a ele um prêmio de US$ 10.000, para que voasse entre Chicago e Milwaukee. Posteriormente, ele voou de St. Louis para Nova Iorque, totalizando 1.256 milhas em 28 horas e 31 minutos, com 31 paradas. Suas atividades de voo foram financiadas com a venda de dois modelos diferentes de medidor elétrico para a General Electric.

Ele também foi instrutor chefe de William Starling Burgess, fudador da fabricante de aviões Burgess Company, construtora de uma variedade de aviões, incluindo as aeronaves dos irmãos Wright, sob licença desde 1911 até 1913.

A Burgess assinou um contrato por três anos com a Atwood Geral Aviation Corporation, e a empresa adquiriu uma pista de corrida em Saugus, Massachusetts, que posteriormente foi convertida em um campo de pouso, nomeado de Atwood Park. Lá, Atwood serviu como instrutor de voo até o fim de seu contrato.

Em sua vida pessoal, Atwood se casou cinco vezes. Em seu primeiro casamento, teve dois filhos; No segundo, teve três filhos, e sua esposa faleceu com 27 anos; O terceiro casamento durou somente 90 dias; Sua quarta esposa morreu pouco depois de dar à luz um garoto, e com sua quinta esposa, ele teve uma filha. Atwood morreu no dia 14 de julho de 1967, na Carolina do Norte, aos 83 anos.

Como curiosidade, a Burgess Company foi construída em 1910, juntamente com a Curtiss Inc, sendo nomeada de Burgess Company and Curtiss Inc. Eles fabricaram aeronaves civis e militares. Em 1914, com a separação das empresas, a Burgess mudou o nome para Burgess Company, para evitar confusões com a Curtiss Aeroplane and Engine Company.

Naquele mesmo ano, a Burgess foi adquirida pela Curtiss Aeroplane, e então passou a ser uma empresa subsidiária da Curtiss, produzindo aviões de instruções navais. Dois anos depois, a Curtiss continuou a produzir aeronaves mlitares com o nome de Burgess durante a Primeira Guerra, até a sua principal unidade de produção ser totalmente destruída por um incêndio, em 1918.

Andrews Claudino