Morane-Saulnier L

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O Morane é um caça francês, que entra para a lista dos primeiros caças bem sucedidos durante a Primeira Guerra. É equipado com uma única metralhadora, que o segundo ocupante podia disparar através do arco da hélice. A eficácia imediata apresentada por esta aeronave foi um dos motivos a darem início a uma corrida armamentista, no desenvolvimento de aviões de caças. O tipo “L”, que foi a aeronave de lançamento no ano de 1913, realizava curvas através do inclinamento das asas por completo. Posteriormente, apareceram os modelos “LA”, que eram equipados com ailerons.

No total, foram produzidos 600 Moranes, que além de servirem a Força Aérea Francesa, serviram também à Royal Flying Corps, a Royal Naval Air Service e a Russia Imperial Air Service. Também foi produzido sob licença na Alemanha pela Pfalz Flugzeugwerke como avião de escolta, e posteriormente para reconhecimento.

Além dos modelos que foram designados e produzidos para outros países, houve os que foram capturados pelos alemães. Os tipos “LA”, por exemplo, foram capturados e equipados com uma única metralhadora Spandau IMG 08, de 8×57 mm.

Seu histórico operacional começou com os testes de metralhadoras e sincronizadores de armas. Inicialmente, foram usadas metralhadoras a gás, mas muitos problemas com os sincronizadores apareceram. Como medida de segurança, as pás das hélices tiveram que ser blindadas, para evitar que fossem totalmente destruídas caso fossem atingidas por disparos. Com esse mesmo sistema, três Pfalz de produção alemã foram utilizados pelo império Otomano, em uma tentativa de combater a crescente ameaça da revolta árabe.

Andrews Claudino