Quando vemos filmes de combates aéreos durante a Segunda Guerra, ainda mais com bombardeiros, vemos aquelas belas curvas das pin-ups desenhadas na fuselagem de cada aeronave, o que muitos acreditam ser somente uma mera decoração da época.
Mas na realidade, esta prática se originou dos italianos e alemães a partir de 1913, como o Cavallino Rampante na aeronave de Francesco Baracca. A título de curiosidade, este mesmo símbolo serviu de inspiração para o logotipo oficial da Ferrari.
Ou por exemplo aquelas famosas bocas de tubarão no nariz da aeronave, de origem alemã durante a primeira guerra.
Estas marcas, além de decorar as aeronaves, foram feitas justamente para a identificação de unidades amigas durante a Primeira Guerra.
Na Segunda Guerra, esta prática passou a ser também uma expressão de individualidade, para tentar tranquilizar seu psicológico quanto às tensões da guerra e à enorme probabilidade de morte.
Houve então um estouro na demanda, e essa época acabou se tornando a “era de ouro” para os artistas que desenhavam belas pin-ups na fuselagem. Mesmo sendo bem pagos, muitos se mantinham no anonimato.
Algumas artes similares também poderiam ser encontradas em torpedeiros britânicos e submarinos alemães. Na aviação, o Ministério da Defesa britânico proibiu o uso dessas artes nas aeronaves da RAF. Por conter mulheres nuas desenhadas na fuselagem, eles determinaram que poderia ser potencialmente ofensivo para as mulheres, mesmo não havendo nenhuma reclamação documentada sobre estas artes.
Mesmo com sua utilidade prática e também psicológica, a Nose Art acabou se tornando tradição no meio militar, mas na aviação civil também podemos identificar estas artes. Um exemplo é a Virgin Group, que as tornou parte de sua pintura padrão.
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