Durante toda a Segunda Guerra, surgiu todo tipo de aeronave para carregar um maior número de armamento e tropas, mas sem oferecer muita segurança aos ocupantes, propiciando assim uma grande perda logística e de contingente.
Também havia projetos de aeronaves mais rápidas. Até as primeiras a jato foram empregadas durante a campanha. Em meio a estes projetos, o que faria alguém projetar uma aeronave tão pesada, que ultrapassava fácil a marca de 120 mil libras?
O Blohm & Voss BV 238 era mais um “barco” voador alemão. Essa aeronave realizou o seu primeiro voo em 1944, assim sendo reconhecida como a maior e mais pesada aeronave a decolar durante a Segunda Guerra Mundial.
Equipado com seis motores Daimler-Benz DB 603 V12 a pistão, que tinham a capacidade de produzir 1.750 hp cada, o BV 238 podia comportar uma tripulação de 12 homens, voar a uma altitude de 23.950 pés e com um belo alcance de 3.575 nm, comportando um peso bruto de 90 toneladas. Essa máquina teve como emprego inicial para a espionagem dos territórios hostis.
Devido ao longo alcance que essa aeronave oferecia, os aliados ficaram preocupados com a possibilidade de Hitler realizar uma fuga para a América do Sul, a bordo do BV 238. Assim, a RAF realizou um ataque surpresa com um Hawker Typhoon, metralhando e afundando a enorme aeronave que flutuava sobre o lago Schaalsee.
As produções de outros dois protótipos também foram iniciadas, mas não foram concluídas. Um modelo em escala de ¼ do BV 238, conhecido como o FGP 227, foi feito durante o desenvolvimento do avião para testes. Mas ele fez um pouso forçado durante seu primeiro voo, que não forneceu quaisquer dados relevantes para o programa. Dessa forma, o projeto foi cancelado.
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