O Arado Ar-234 Blitz foi o primeiro bombardeiro movido por um motor turbojato no mundo. Construído pela empresa alemã Arado, em 1943, o projeto veio a atrasar por 3 anos por conta da lenta entrega dos Junkers 004B.
Tendo uma produção limitada a um total de 210 unidades, eles foram utilizados quase que exclusivamente para exercer o papel de reconhecimento, mesmo sendo projetados para exercer o papel de bombardeiros.
Com sua manobrabilidade e velocidade, eles eram quase impossíveis de ser interceptados. Em Abril de 1945, os Ar-234 foram as últimas aeronaves da Luftwaffe a sobrevoar a Inglaterra durante a Guerra.
Os primeiros exemplares não tinham sequer trem de pouso. Eles eram colocados em cima de “carros”, que serviam para sustentar a aeronave no momento da rolagem. Assim que deixava o solo, a aeronave subia e esse “carro” ficava no chão, anulando assim o peso do trem de pouso.
Claro que isso faria uma enorme falta na hora do pouso. Então, foi lançada a versão com trem de pouso convencional junto à fuselagem, mas sem armamentos de defesa a bordo.
Essas máquinas tinham uma velocidade máxima de 780 km/h, altitude operacional de FL310 e autonomia de 1.995 km, e ainda, uma capacidade de carregar até 2.000 kg de bombas.
Suas variantes tiveram diversos empregos em diversas unidades, mas foram utilizadas na maioria das vezes para reconhecimento diurno ou noturno – que mesmo assim, eram missões de alto risco. Posteriormente, foi construído o Ar 236 V6 e o Arado 236 V8, que eram equipados com 4 motores a reação BMW 003A-1, capazes de produzir 800kg de força de propulsão cada um. No entanto, não chegaram a entrar em serviço.
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