O que realmente é um comissário?

Agora me aventuro um pouco além do meu conhecimento, para passar pra vocês algo além de voo e aeronaves, mas que também faz voar. Nada mais justo do que falarmos dos comissários de bordo, cuja importância está ligada à segurança e a fatores que, embora muitos não acreditem, proporcionam o próprio voo, bem como o sucesso ou fracasso de uma empresa.

Um comissário é o cartão de visitas de uma empresa aérea. Muita coisa depende do tratamento e postura que ele tem. Hoje, os critérios de seleção têm se tornado cada vez mais específicos, e a importância do comissário de bordo, cada vez mais nítida. Durante esta semana esse vai ser nosso assunto. Vamos conhecer mais sobre a história dessa profissão, falar sobre a formação, atuação e importância, bem como a situação dela no atual mercado aéreo do Brasil.

Se formos procurar momentos na história da aviação onde comissários de bordo foram importantes ou cruciais, encontraremos milhares de relatos de acidentes onde eles fizeram a diferença de verdade, ou situações inusitadas que ninguém consegue entender como realmente aconteceram, como por exemplo, quando uma comissária da Yugoslávia sobreviveu a uma queda de 33 mil pés, de dentro de um DC9. Ainda não se sabe como isso aconteceu, mas o fato é verídico e consta no livro dos recordes.

Em contrapartida às peculiaridades da profissão, o comissário de bordo é uma peça fundamental e importante para toda a conjuntura do voo. Existem funções dadas aos comissários que, pelo Código Aéreo Brasileiro, são “intransmissíveis” a qualquer outro membro da tripulação, assim como acontece com os pilotos e com o comandante. Dentro da cabine existe uma hierarquia, a qual é e deve ser respeitada em qualquer situação. Em determinados momentos, como em uma emergência com aeronave no solo ou na água, o comissário tem total autonomia sobre os passageiros e sua segurança, uma vez que esse é o principal objetivo dele estar a bordo da aeronave.

Deixo agora um recado aos meus colegas pilotos, e a todos que não conhecem sobre essa profissão: precisamos respeitar esses profissionais, que se preparam e dedicam suas vidas em função de outras vidas. Eles estão ali para fazer possível o meu e o seu trabalho, e não somente para “servir”, como alguns intitulam. Espero, nesta série, mostrar e esclarecer mais sobre os comissários de voo, dando a oportunidade para aprendermos mais sobre os mesmos, e mostrar suas características durante a semana, até para quem não conhece também e se interessa. Claro que jamais irei me aprofundar no tema como um próprio comissário o faria, no entanto, o objetivo da série é ser informativa e esclarecedora. Em caso de qualquer dúvida, ofereço os comentários que sempre leio com atenção. Tripulação, check de portas e boa semana a todos!

Eduardo Mateus Nobrega
Redes
Latest posts by Eduardo Mateus Nobrega (see all)