Os 9 aeroportos mais bizarros do planeta

Eventualmente escutamos falar sobre um aeroporto que nos surpreende em função de suas limitações ou por estar localizado em determinado lugar perigoso, mas ao redor do mundo existe sempre algo além do que se pode imaginar. Conforme as leis e regulamentos variam, curiosidades aparecem. Vejamos hoje uma lista dos aeroportos mais estranhos ao redor do mundo:

 9. Aeroporto de Barra

Diferente dos outros aeroportos, este aqui não se faz diferente pelas condições da pista, ou por onde ela está localizada, mas sim por ela não existir! Isso mesmo, o aeroporto de Barra utiliza uma estreita faixa de areia na praia, que serve como pista de pouso e principal acesso à ilha de Barra. Aqui, os voos não dependem muito do tempo, mas sim das marés. Na maré alta, é impossível pousar; já na maré baixa, os voos acontecem e os banhistas ficam fora da praia. 

8. Aeroporto de Qamdo Bangda – Tibete

Situado a 14.200 pés de altitude, este aeroporto detém hoje o recorde de pista de pouso mais longa do mundo, considerando-se a parte pavimentada. São 5.500 metros de comprimento total, e posso assegurar que cada metro faz toda a diferença nessa pista, tanto para pousos como para decolagens. Em função da altitude, todas as velocidades são aumentadas e a aeronave opera totalmente no limite nessa pista, problemas que deixariam qualquer DOV louco.

7. Aeroporto de Courchevel – França

Courchevel é uma estação de esqui nos Alpes franceses. O aeroporto somente existe em função disso, e costuma operar mais durante o inverno, quando a neve mais limpa cai e as condições pra voo são piores. O mais incrível dessa pista é que ela tem somente 520 metros de comprimento, uma vez que utiliza um aclive de 15 a 20 graus para ajudar no pouso e na decolagem. Ou seja, por pior que pareça a condição da pista, isso só ajuda no fim das contas.

6. Aeroporto de Congonhas – São Paulo

Pois é, um aeroporto brasileiro não podia faltar nessa listagem, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Esse aeroporto já foi eleito por dezenas de pilotos como o aeroporto mais perigoso do Brasil. No entanto, não é isso que faz desse aeroporto diferente, mas sim o detalhe dele estar totalmente incrustado dentro da cidade, rodeado de prédios, torres e edifícios enormes. Sem chance para erro nem área de escape, o piloto vem para pouso atento a inúmeros prédios à sua volta. Em determinados casos os passageiros, ao olharem para o lado, podem observar janelas de prédios não muito distantes, a maioria comerciais. A necessidade de perícia para o pouso é tanta que, em condições IMC (Instrument Meteorological Conditions, ou Condições Meteorológicas por Instrumentos), instrui-se que somente os comandantes assumam o comando das aeronaves.

5. Pista de gelo da base de Mc Murdo – Antártida

Localizada na ponta sul da ilha de Ross, na Antártida, essa pista realmente impressiona. Quando vejo uma aeronave pousando nela em vídeos, centenas de perguntas me vêm a cabeça, do tipo: como o gelo pode suportar o peso de um C-17 carregado até o limite? Como eles reabastecem as aeronaves lá? O que eles fazem para o combustível não se contaminar com gelo? Essas questões, que certamente só quem voa lá pode responder, fazem dessa pista especial.

4. Aeroporto de Bangkok – Tailândia

Visto assim, parece um aeroporto normal, operando no mesmo ritmo frenético que qualquer outro no mundo. Mas prestando bem atenção, esse aeroporto tem um detalhe que soa absurdo aos nossos ouvidos. O aeroporto de Bangkok possui duas pistas paralelas – até aí, tudo bem. O problema é que decidiram por um campo de golf completo, com 18 buracos entre as duas pistas, realmente algo de assustar qualquer conhecedor da aviação.

3. Aeroporto Internacional Madeira – Portugal

O aeroporto da Ilha da Madeira ficou conhecido por vídeos de diversas aeronaves fazendo pousos incríveis, com forte vento de través, mas há algo mais particular nesse aeroporto: boa parte da pista foi construída como uma imensa “palafita”, ou seja, está quase que totalmente suspensa sobre o mar, na beirada da principal ilha do Arquipélago de Madeira. A impressão que se tem desse aeroporto é que foi feito de forma improvisada, mas na verdade tudo foi uma grande obra de engenharia.

2. Aeroporto internacional de Kansai – Japão

Tudo no Japão precisa economizar espaço. Eles não dispõem muito disso por lá, então para resolver o problema da necessidade de um novo aeroporto, eles não pensaram pequeno: construíram uma ilha totalmente artificial, com uma ponte de somente 3 km ligando-a ao continente, Atualmente, o aeroporto de Kansai tem o maior terminal de passageiros do mundo.

1. Aeroporto de Gibraltar

Como o primeiro lugar da lista, Gibraltar não tem muito espaço territorial, sendo este curiosamente de só 7 km² de área total. Então, fazer um aeroporto com uma pista considerável para operar aeronaves comerciais foi um desafio digno de engenharia extrema. A cidade não podia simplesmente deixar de existir, e certas rodovias eram essenciais. Dessa forma, com a falta de espaço, a alternativa foi fazer uma pista no meio da cidade, com uma rodovia movimentada atravessando-a. Inacreditavelmente, a ideia funcionou bem e até hoje somente incidentes leves foram registrados.

Eduardo Mateus Nobrega
Redes
Latest posts by Eduardo Mateus Nobrega (see all)