Os 8 maiores “aviões históricos”

Que o Antonov An-225 e o A380 são hoje os gigantes da aviação, nós sabemos. Todo crédito é dado a eles como os maiores aviões do mundo, os gigantes que hoje desafiam a gravidade majestosamente. Mas e ao longo dos anos da nossa jovem aviação? Quem segurou a coroa do maior avião do mundo? Pensando nisso, esta listagem segue a ideia das maiores aeronaves do mundo, atualmente e no seu próprio tempo.

8°: Tupolev TU-160

É a aeronave de combate mais pesada do mundo. Sendo russa, segue o ideal de uma aeronave dessa nacionalidade: ser grande, imponente e totalmente diferente de qualquer modelo da época. Muito similar visualmente ao famoso concorde, ele difere e muito deste sob um olhar mais atento. É a maior aeronave do mundo com geometria variável. As suas asas modificam o enflechamento em determinadas fases do voo.

7°: B-52  Stratofortress

Considerado ainda hoje um dos maiores jatos subsônicos da história, o B-52, de fabricação da Boeing, faz até hoje parte da frota dos EUA. Desde a década 50, ele participou muito ativamente de praticamente todos os conflitos em que os Estados Unidos se envolveram.

 

6°: Convair B-36

Projetado para missões de paz, ele ironicamente foi o primeiro bombardeiro inter-continental da história. Essa aeronave tinha um alcance de voo de 8 mil km sem reabastecer. Com inúmeros conjuntos de propulsores, ele possuía uma envergadura de 70 metros e quase 50 de comprimento.

 

5°: Hughes H-4 Hercules

Desenvolvido pelo famoso Howard Hughes, o Hercules rendeu inclusive um filme. Foi feito na década de 40, e tinha nada menos do que 98 metros de envergadura e 67 de comprimento. Embora tenha sido feito para compor a frota da força aérea americana, realizou apenas alguns voos.

 

4°: Boeing B-29 Superfortress

O B-29 foi a maior e mais imponente aeronave da Segunda Guerra Mundial. Levava o nome de “Fortaleza Voadora”, pois dispunha de metralhadoras que disparavam remotamente, cabine pressurizada, e sistema central de controle de fogo. Para quem não sabe, o Enola Gay, que transportou as bombas que arrasaram Hiroshima e Nagasaki, era um B-29. 

 

3°:  Tupolev ANT-20

Já imaginou uma aeronave com um cineminha dentro? Coisa de filme, não é? Mas isso aconteceu na realidade, e foi claro ideia russa. O Tupolev ANT-20 foi a maior aeronave da década de 30, construída com objetivos de propaganda do governo. Ele tinha oito motores para tirar do chão estações de rádio internas, um laboratório fotográfico, e um cinema como citado. 

2°: Dornier Do X

Há pouco tempo, tive a oportunidade de conhecer um antigo engenheiro da Dornier. Para quem não conhece, ela foi a maior construtora de hidroaeronaves da história. Conhecendo esse engenheiro, foi possível entender como a Dornier pensava grande. Todos os seus projetos eram colossais e inovadores. Não fugindo à regra, o Dornier Do X era uma hidroaeronave de 56 toneladas e com 12 motores, que segundo esse engenheiro, voava apenas por “obra e graça”, pois o voo era algo muito limitado e levava nada menos que 100 passageiros.

1°: Zeppelin Staaken R. VI

Foi durante a Primeira Guerra que o avião de fato conseguiu redefinir os rumos de uma batalha mais intensamente, pois na aviação, tudo era um desafio inovador. Mesmo com os desafios, os engenheiros não pensaram pequeno e decidiram construir o Zeppelin Staaken, a maior aeronave da Primeira Guerra Mundial. Bombardeiro, quadrimotor, o Zeppelin Staaken requeria um corpo de 50 homens para fazê-lo voar.

 

 

Eduardo Mateus Nobrega
Redes
Latest posts by Eduardo Mateus Nobrega (see all)