Recentemente, a Amazon lançou um vídeo, no qual um drone transportava uma encomenda até o destino solicitado. Em apenas um dia, o vídeo atingiu uma marca de mais de 5 milhões de acessos e teve uma grande repercussão na mídia de todo o planeta.
Muitas delas afirmam que a Amazon está procurando um sistema de entregas de uma forma mais ágil e econômica, nomeando-o de “Amazon Prime Air”. Mas em muitos lugares midiáticos ou até por opinião pública, estão afirmando ser impossível, já que há a possibilidade de se perder uma encomenda, ou até mesmo um equipamento como este, durante uma entrega. Também abordam o problema do tamanho da carga em si.
Com essas afirmações, muita gente está tomando esta propaganda como uma mera jogada de marketing.
Durante uma entrevista, o diretor executivo da Amazon, Jeff Bezos, afirmou: “São efetivamente drones, mas não há qualquer razão para que não sejam usados como veículos de distribuição”. E ele completa: “Parece ficção científica, mas não é, ‘ainda é cedo’ para avançar com o projeto no terreno.”
Estes drones, ou “octocopters”, são equipados com motores elétricos, e conseguem transportar caixas com até 2 quilos. Parece ser pouco, mas esse tipo de encomenda representa 86% das encomendas entregues atualmente pela Amazon.
Os drones podem se deslocar através de coordenadas por GPS e não são telecomandados. “O maior desafio é conseguir colocar toda a segurança e sistemas que precisamos para dizer: ‘Isto não pode pousar na cabeça de alguém que está passeando pela rua’”, disse Bezos.
Mas como citado acima, “ainda é cedo”. Estes equipamentos não estarão disponíveis antes de 2015. Bem, vamos ver…
Confira o vídeo:
- Sky Commuter: Melhor em torrar dinheiro do que qualquer outra coisa - 10/02/2015
- Antonov no Brasil, mais provável do que imaginamos - 09/02/2015
- Combate a incêndios: A tecnologia atual - 04/02/2015